Uso não-letal da força na ação policial:
formação, tecnologia e intervenção governamental
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2007.v1.n2.14Palavras-chave:
Polícia, Uso legal da força, Força não-letal.Resumo
Este artigo tem como objetivo criar um espaço de debate e reflexão sobre o sistema de controle das práticas policiaisdecorrentes do uso da força e armas de fogo. A idéia central focaliza-se na redução dos índices de letalidade no usoda força, por meio de ações políticas e socioeducativas, combinadas com iniciativas tecnocientíficas inovadoras. Buscaseum diálogo multidisciplinar sobre o tema com outros campos do saber científico que avançam em produção deinteligência, pesquisa e tecnologia. Para tanto, o estudo apresenta: uma contextualização da construção do monopólioda força e a função policial; uma abordagem sobre o exercício democrático, poder de polícia e uso da força; esforçossocioeducativos relacionados ao tema; iniciativas relacionadas às tecnologias denominadas não-letais; e uma propostareferente à criação de uma política nacional sobre uso da força e armas de fogo na ação policial, contemplandomedidas tecnológicas, institucionais, socioeducativas e de ordem legal.
Downloads
Referências
ALEXANDER, John B. Armas não letais – alternativas para os conflitos do século XXI.Traduzido por Jose Magalhães de Souza. Rio de Janeiro: Editora Welser-Itage, 2003.
ALEXANDER, John B. Vencendo a guerra – armas avançadas, estratégias e conceitos para o mundo pós onze de setembro.Traduzido por Joubert de Oliveira Brizida. Rio de Janeiro: Editora Welser Itage, 2005.
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. Traduzido por Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. 2ª edição. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
ARENDT, Hannah. Sobre a violência/ Hannah Arendt. Traduzido por André Duarte. Rio de Janeiro: Relume Dumara, 1994.
BRASIL. Ministério da Justiça. Bases curriculares para formação dos profissionais de segurança do cidadão. Brasília: Senasp, 2000.
BRASIL. Perfil das organizações de segurança pública no Brasil. Brasília: Senasp, 2006.
BRASIL. Uso legal da força (apostila eletrônica). Brasília: Seat, 2006.
CIDADANIA, ESTUDO, PESQUISA, INFORMAÇÃO E AÇÃO. Instrumentos internacionais de proteção aos direitos humanos. Rio de Janeiro, Cepia, 2001.
CONSTITUIÇÃO DA REPúBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. São Paulo: Atlas, 1988.
COSTA, A.E.M.C.; SANDES, W.F.S. Em busca do policiamento arte: um relato de experiência em gestão estratégica por resultados do IV Comando Regional Sul da Polícia Militar de Mato Grosso. Revista Homens do Mato, vol. 2, n.º 1, p. 8-21, 2006.
DE FREITAS, Manoel Mendes. Poder de polícia. Revista O Alferes, ano 5, n.º 14, p. 77-89, 1987.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, J. L.. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, v. 2, 1994.
ELIAS, Norbert. Formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, v. 2, 1994.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1991.
GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. 2º Edição. São Paulo: Perspectiva, 2005.
GUIMARAES, Luiz Antonio Brenner. A polícia e a proteção à cidadania. In: MARIANO, B. D.; FREITAS, I (Orgs.). Polícia desafio da democracia brasileira. Porto Alegre: Corag, 2002, p: 121-127.
KAHN, Tulio. Cidades blindadas – ensaios de criminologia. São Paulo: Brasiliano & Associados, Sicurezza, 2002.
LAZZARINI, Alvaro. Poder de polícia e direitos humanos. Revista Força Policial, n.º 30, 2001.
LE CLERE, Marcel. História breve da polícia. Lisboa: Ed. Lisboa, 1965.
LEAO, Décio Jose Aguiar. Quando atirar. O conceito americano do uso da força letal. Revista Unidade, n.º 45, 2001.
MORGADO, Maria Aparecida. A lei contra a Justiça – um mal estar na cultura brasileira. Brasília: Plano Editora, 2001.
ROVER, C. Manual do instrutor. Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário para forças policiais e de segurança. Genebra, Comitê Internacional da Cruz Vermelha, 1998.
SANDES, Wilquerson Felizardo. O uso da força na formação de jovens tenentes: um desafio para a atuação democrática da Polícia Militar de Mato Grosso. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Segurança Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.