Discutindo cidadania com policiais militares da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2007.v1.n2.15Palavras-chave:
Polícia Militar, Cidadania, Relações internas.Resumo
Este artigo apresenta o resultado da pesquisa-piloto, realizada na Polícia Militar da Paraíba –PM-PB, 2005, em que se buscoucompreender a percepção de 30 policiais militares, praças e oficiais, sobre a cidadania na instituição e nas relações internasentre superiores e subordinados. Os policiais que foram entrevistados fazem parte dos efetivos do Pelotão de Choque e da23ª Companhia, que atuam no policiamento ostensivo. A seleção dessas unidades justifica-se pelas suas localizações nacapital e atuações em missões distintas, características que as aproximam do objeto de pesquisa proposto, para o doutoradodirecionado para o estudo das relações hierárquicas em unidades da Polícia Militar do Pará-PM-PA, localizadas na capitale que desempenham diferentes missões. Os resultados mostraram que as relações intramuros na PM-PB passam pormudanças, baseadas na concepção de cidadania, tentando romper com os antigos padrões de condutas que sempre asconduziram e ainda persistem, a despeito da obstinada mobilização interna para superá-los.
Downloads
Referências
PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Orgs.). História da cidadania. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2003, p. 115-157.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 5. ed. São Paulo: Editora Nobel, 2000. (Coleção Espaços).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Segurança Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.