O Conselho de Segurança Pública no âmbito da administração pública municipal

Autores

  • Vânia Aparecida Rezende de Oliveira
  • José Roberto Pereira
  • Virgílio Cézar da Silva e Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2007.v1.n2.17

Palavras-chave:

Administração pública, Gestão municipal.

Resumo

Este trabalho investigou o Conselho de Segurança Pública (Consep) do município de Lavras, MG, analisando sua gestãoa partir de duas referências teóricas da administração pública: os modelos gerencial e societal. O propósito do estudofoi compreender a concepção de administração pública que orienta a gestão desse órgão. Partiu-se, portanto, dopressuposto de que o tipo de gestão predominante no Consep está intimamente ligado à forma de administraçãopública que o norteia. Os resultados revelaram que o Consep de Lavras não se vincula completamente a nenhumdos dois modelos. Constatou-se a presença de traços da administração pública gerencial e de vários aspectos daadministração pública patrimonial e burocrática. O artigo reafirma, portanto, o nexo entre segurança pública e gestãopública, principalmente no âmbito municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Aparecida Rezende de Oliveira

Vânia Aparecida Rezende de Oliveira é bacharel em Administração pela Universidade Federal de São João Del Rei e mestreem Administração pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professora da Universidade Federal de São João Del Rei.

José Roberto Pereira

José Roberto Pereira é bacharel em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras e doutor em Sociologia pelaUniversidade de Brasília. Atualmente é coordenador do Programa de Pós- Graduação em Administração da UniversidadeFederal de Lavras.

Virgílio Cézar da Silva e Oliveira

Virgílio Cézar da Silva e Oliveira é bacharel em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutorando emAdministração pela Universidade Federal de Lavras.

Referências

ABRAMOVAY, Ricardo. Conselhos além dos limites. Estudos Avançados, v. 15, n. 43, p. 121-140, 2001.

ADORNO, Sérgio. Exclusão socioeconômica e violência urbana. Sociologias, v. 4, n. 8, p. 84-135, 2002.

BARROS, Flávia Lessa. Accountability de agências financeiras de cooperação multilateral: os casos do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento e seus desdobramentos no Brasil: uma contribuição para a reflexão crítica sobre a democracia na ordem global. 2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 9. ed. São Paulo, Saraiva, 1994.

DESCUBRA MINAS. Lavras.

FAORO, Raymundo. Os donos do poder. São Paulo, Globo/Publifolha, 2000.

FERNANDES, Antonio Sérgio Araújo. Gestão municipal e participação municipal no Brasil: dialogando entre teorias e fatos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DEL CLAD SOBRE LA REFORMA DEL ESTADO Y DE LA ADMINISTRACIÓN PÚBLICA, 10., Santiago, Chile, 2005.

FUKS, Mário; PERISSINOTTO, Renato Monseff. Recursos, decisão e poder: os conselhos gestores de Curitiba. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 21, n. 60, p. 67-82, 2006.

GODOY, Arilda Schimidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.

GOHN, Maria da Glória. Conselhos gestores e participação sóciopolítica. São Paulo, Cortez, 2001.

GOHN, Maria da Glória. O papel dos conselhos gestores na gestão urbana. In: RIBEIRO, A. C. T.; TADEI, E. Repensando a experiência urbana na América Latina: questões, conceitos e valores. Buenos Aires, Clacso, 2000.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA Cidades. 2007.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. Índice Mineiro de Responsabilidade Social. 2005.

MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre, Bookmam, 2001.

MARTINS, Luciano. Reforma da administração pública e cultura política no Brasil: uma visão geral. Brasília, Escola Nacional de Administração Pública, 1997.

OLIVEIRA VIANNA, Francisco José. Instituições políticas brasileiras. São Paulo, Edusp, 1987.

PAES DE PAULA, Ana Paula. Por uma nova gestão pública: limites e potencialidades da experiência contemporânea. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2005.

POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS. Informações institucionais. 2007.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Relatório de desenvolvimento humano. 2000.

SANTOS JR., Orlando Alves dos; RIBEIRO, Luiz César de Queiroz; AZEVEDO, Sérgio de. Governança democrática e poder local: a experiência dos conselhos municipais no Brasil. Rio de Janeiro, Revan/Fase, 2004.

SOARES, Luiz Eduardo. Entrevista com Luiz Eduardo Soares. Horizonte Antropológico, v. 7, n. 15, 2000.

SOARES, Luiz Eduardo. Segurança pública: presente e futuro. Revista Estudos Avançados, v. 20, n. 56, p. 91-106, 2006.

SOUZA, Elenice de. Como tornar o policiamento comunitário viável na pratica? Texto apresentado no encerramento do Curso de Multiplicadores de Policia Comunitária promovido pela Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais, novembro de 2005.

TATAGIBA, Luciana. Conselhos gestores e a democratização das políticas públicas no Brasil. In: DAGNINO, E. Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo, Editora Paz e Terra, 2002.

TORRES, Marcelo Douglas de Figueiredo. Estado, democracia e administração pública no Brasil. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2004.

Downloads

Publicado

20-09-2012

Como Citar

REZENDE DE OLIVEIRA, Vânia Aparecida; PEREIRA, José Roberto; DA SILVA E OLIVEIRA, Virgílio Cézar. O Conselho de Segurança Pública no âmbito da administração pública municipal. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 64–80, 2012. DOI: 10.31060/rbsp.2007.v1.n2.17. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/17. Acesso em: 16 abr. 2024.