A gestão da segurança pública municipal no estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Ana Paula Mendes de Miranda
  • Letícia de Luna Freire
  • Vívian Ferreira Paes

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2008.v2.n1.25

Palavras-chave:

Segurança pública, Gestão, Guardas Municipais.

Resumo

Este artigo apresenta um diagnóstico sobre como as instituições de segurança pública municipais do Estado do Riode Janeiro estão organizadas. São analisados as estruturas administrativas e organizacionais e os principais aspectosdos procedimentos institucionais das Guardas Municipais. Argumenta-se que é necessário um banco de dados quearmazene as informações sobre o trabalho das Guardas para a gestão da segurança pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Mendes de Miranda

Ana Paula Mendes de Miranda é doutora em Antropologia Social/USP, professora da Universidade Candido Mendes/RJ,coordenadora do Núcleo de Informações sobre Segurança e Violência do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos(IPP), pesquisadora associada do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (NUFEP/UFF).

Letícia de Luna Freire

Letícia de Luna Freire é doutoranda em Antropologia/UFF, pesquisadora associada do Laboratório de Etnografia Metropolitana(LeMetro/IFCS-UFRJ) e do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas Fluminenses (NUFEP/UFF) e bolsista CAPES.

Vívian Ferreira Paes

Vívian Ferreira Paes é doutoranda em Sociologia/UFRJ, pesquisadora associada do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito eViolência Urbana (NECVU/IFCS-UFRJ) e do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (NUFEP/UFF) e bolsista CAPES.

Referências

BRONKHORST, Berenice van (Comp.). Prevenção comunitária do crime e da violência em áreas urbanas da América Latina:um guia de recursos para municípios. S/l.: Banco Mundial, novembro, 2003.

BREMAEKER, François E. J. de. Guardas Municipais existentes nos municípios. Ibam/APMC/Napi/Ibamco, 2001.

IBGE. Perfil dos municípios brasileiros:gestão pública 2001.Rio de Janeiro: IBGE, 2003.

IBGE. Perfil dos municípios brasileiros: gestão pública 2002. Rio de Janeiro: IBGE, 2005a.

IBGE. Perfil dos municípios brasileiros: gestão pública 2004. Rio de Janeiro: IBGE, 2005b.

IBGE. Perfil dos municípios brasileiros: gestão pública 2006. Rio de Janeiro: IBGE, 2007.

ISP/SESP-RJ. Relatório do Projeto Integração dos Bancos de Dados da Polícia Civil, da Polícia Militar e das Guardas Municipais do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: ISP, 2006.

KAHN, Túlio; ZANETIC, André. O papel dos municípios na segurança pública. In: Relatório Final Concursos Nacionais de Pesquisas Aplicadas em Justiça Criminal e Segurança Pública. Senasp, abril de 2006.

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA/SENASP. Relatório Descritivo: Pesquisa do Perfil Organizacional das Guardas Municipais (2003). Brasília: Senasp, novembro de 2005.

MIRANDA, Ana Paula Mendes de; NASCIMENTO, Nivio Caixeta; MELLO, Kátia Sento Sé. Segurança pública, segurança social e segurança humana. Rio de Janeiro: Instituto de Segurança Pública, 2007.

MIRANDA, Ana Paula Mendes de; MOUZINHO, Gláucia Maria Pontes; MELLO, Kátia Sento Sé. Os conflitos de rua entre a Guarda Municipal e os “camelôs”. Comum, vol. 8, nº 21, julho/dezembrode 2003.

MIRANDA, Ana Paula Mendes de. Arquivo público: um segredo bem guardado. Antropolítica, v.17,p.123-149, 2005.

Downloads

Publicado

20-09-2012

Como Citar

MENDES DE MIRANDA, Ana Paula; FREIRE, Letícia de Luna; PAES, Vívian Ferreira. A gestão da segurança pública municipal no estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 30–54, 2012. DOI: 10.31060/rbsp.2008.v2.n1.25. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/25. Acesso em: 18 abr. 2024.