Somente respeitando o público a polícia vai ser eficaz na prevenção do crime
Palavras-chave:
David Bayley, entrevistas, PolíciaResumo
David H. Bayley é um estudioso da polícia reconhecido internacionalmente.Realizou diversos estudos sobre a história da polícia e a polícia em sociedadescontemporâneas. Mostrou, a partir de seus estudos e pesquisas empíricas,como as polícias podem tornar-se instituições democráticas e capazes de reduzir ocrime e a violência na sociedade: “... a experiência mundial é conseguir o respeitodo público primeiro, e então você vai encontrar pessoas oferecendo a informaçãoque verdadeiramente torna a polícia eficaz. Em outras palavras, acredito que, paraconseguir que a polícia mude, defender a reforma com base na eficácia tem muitomais poder do que argumentar baseado em normas e valores”.Nesta entrevista, concedida a Elizabeth Leeds, Bayley afirma que reformas policiaisdevem ter como objetivo principal mudanças incrementais de comportamentos e práticas,independentemente de amplas reformas em organizações policiais e na sociedade.Reafirma a importância da avaliação e do controle interno e externo do trabalho dapolícia, mas diz que os policiais somente colaboram quando avaliações e controles têmcomo objetivo aperfeiçoar o trabalho e aumentar a eficácia da polícia.Sobre o policiamento comunitário, diz que é uma filosofia de polícia e nãouma unidade ou departamento da polícia. Diante da multiplicidade de experiênciasidentificadas como “policiamento comunitário” e da diversidade de nomesatribuídos a este tipo de policiamento, Bayley propõe focar atenção na eficácia dapolícia e do policiamento: “Nós temos que falar em policiamento inteligente e policiamentointeligente leva a policiamento com respeito ao público, e policiamentocom respeito requer responsabilização (accountability)”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Segurança Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.