Acidentes de trânsito envolvendo motociclistas em Cascavel

Autores

  • Valdenir Pinto Ribeiro
  • José Aparecido Daniel
  • Luciano Blasius

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2014.v8.n1.364

Palavras-chave:

Acidentes de trânsito, Saúde pública, Motociclistas

Resumo

A violência no trânsito cresce anualmente e produz milhares de vítimas através de diversos tipos de acidentes, motivo pelo qual é considerada um problema de saúde pública no Brasil. A violência no trânsito é responsável por número maior de óbitos do que muitas doenças juntas, o que a torna também um problema de planejamento urbano e educacional. Entre os acidentes de trânsito ocorridos anualmente, aqueles que envolvem motocicletas crescem mais intensamente. Esta discussão teórica tem como objetivo investigar as principais causas de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, bem como quais são os períodos, horários de maior incidência, as faixas etárias mais acometidas e suas consequências no período de 2001 a 2011 na cidade de Cascavel, no oeste do Paraná. Busca-se, ainda, observar as condições das sinalizações verticais e horizontais e a estrutura viária do município. Conclui-se que o cenário atual é alarmante, necessitando de medidas educacionais preventivas e repressivas urgentes, bem como de estudo viário que possibilite a (re)adequação
da sinalização, a (re)estruturação do espaço urbano, envolvendo as condições de trânsito e velocidade da via, bem como a substituição do tipo de arborização que permita melhores condições de visualização dos usuários do espaço urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdenir Pinto Ribeiro

Formado em Tecnologia em Gestão Pública pelo IFPR. É 1º Sargento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado do Paraná e trabalha atualmente no setor de Recursos Humanos da corporação.

José Aparecido Daniel

1º Sargento do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná.

Luciano Blasius

Capitão da Polícia Militar do Estado do Paraná

Referências

BIAVATTI, Eduardo; MARTINS, Heloísa. Rota de colisão: a cidade, o trânsito e você. 1 ed. São Paulo: Berlendis, 2007.

BRASIL. Ministério da Justiça. Polícia Rodoviária Federal. Causas de acidentes.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política nacional de redução da morbimortalidade por acidentes e violências. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2001.

COMPANHIA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO (Cascavel). Estatísticas.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO (Cascavel). Perfil do município.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5 ed. Curitiba: Positivo, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

IBGE. Censo Demográfico 2011. Brasília, DF: 2011.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 6.ed. São Paulo: Atlas, 1996.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LUZ, France. As migrações internas no contexto do capitalismo no Brasil: a microrregião “Norte Novo de Maringá” – 1950/1980. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1988.

LUZ, Valdemar P. da. Trânsito e veículos: responsabilidade civil e criminal. 5 ed. Florianópolis: OAB/SC, 2005.

MARIN, L; QUEIROZ, M. S. A atualidade dos acidentes de trânsito na era da velocidade: uma visão geral. Cadernos de Saúde Pública, v. 16, p. 7-21, 2000.

CORPO DE BOMBEIROS (Paraná). Sistema de registro e estatística de ocorrências – Siate.

PAULIN, Igor. O barulho de Cascavel. Revista Veja, Editora Abril, Edição 2180 de 1º de setembro de 2010.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

Downloads

Publicado

22-11-2021

Como Citar

RIBEIRO, Valdenir Pinto; DANIEL, José Aparecido; BLASIUS, Luciano. Acidentes de trânsito envolvendo motociclistas em Cascavel. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 184–196, 2021. DOI: 10.31060/rbsp.2014.v8.n1.364. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/364. Acesso em: 24 abr. 2024.