Desconstruindo paradigmas:

a experiência do projeto QSL

Autores

  • Hildebrando R. Saraiva Jr

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2009.v3.n1.38

Palavras-chave:

Polícia Civil, Programa Delegacia Legal, Qualificação profissional, Formação policial

Resumo

Este artigo faz uma breve descrição do Programa Delegacia Legal, implementado na Polícia Civil do Rio de Janeiro, comênfase na capacitação permanente dos policiais. Analisam-se os instrumentos usados nessa qualificação, propondo um novomodelo de aperfeiçoamento profissional capaz de superar a resistência policial e elaborar uma perspectiva democrática datarefa policial. Considerando que o trabalho policial conta, por natureza, com grande autonomia e discricionariedade, o textoreflete a importância de englobar os policiais nas mudanças propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hildebrando R. Saraiva Jr

Hildebrando Saraiva é graduando em Direito e inspetor de Polícia há seis anos, foi lotado, durante esse tempo, em unidadespertencentes ao Programa Delegacia Legal. No último ano, com recursos oriundos do FBSP, desenvolveu o projeto QSL emparceria com outros policiais.

Referências

KANT DE LIMA, Roberto. A polícia da cidade do Rio de Janeiro: seus dilemas e paradoxos. 2ª ed. Rio de Janeiro, Forense, 1995.

KANT DE LIMA, Roberto. Direitos civis, estado de direito e “cultura policial”: formação policial em questão. Revista Brasileira de Ciências Criminais, nº 41, 2003.

MINAYO, Maria Cecília; SOUZA, Edinilsa Ramos (Orgs.). Missão investigar: entre o ideal e a realidade de ser policial. 2ª ed. Rio de Janeiro, Garamond Universitária, 2003.

MONJARDET, Dominique. O que faz a polícia: sociologia da força pública. Ed. rev. São Paulo, Edusp. 2002.

MONJARDET, Dominique. Profissionalismo e mediação da ação policial. Antropolítica, nº 10, 2001.

PAES, Vivian. A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro: análise de uma (re)forma de governo na Polícia Judiciária. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006. Mimeografado.

PONCIONI, Paula. Tendências e desafios na formação profissional do policial no Brasil. Revista Brasileira de Segurança Pública, São Paulo, Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Ed.01, 2007.

ROLIM, Marcos. Caminhos para inovação em segurança pública no Brasil. Revista Brasileira de Segurança Pública, São Paulo, Fórum Brasileiro de Segurança Pública,Ed.01, 2007.

Downloads

Publicado

01-03-2009

Como Citar

R. SARAIVA JR, Hildebrando. Desconstruindo paradigmas: : a experiência do projeto QSL. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 20–34, 2009. DOI: 10.31060/rbsp.2009.v3.n1.38. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/38. Acesso em: 28 abr. 2024.