Os jovens em Portugal e a Polícia de Segurança Pública (PSP) – Um policiamento orientado para a cidadania:

o Programa Integrado de Policiamento de Proximidade (Pipp)

Autores

  • Kelly de Freitas Souza Cezário

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2009.v3.n1.40

Palavras-chave:

Polícia de proximidade, Programa Integrado de Policiamento de Proximidade (Pipp), Jovens em Portugal

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisa realizada em Portugal, na Polícia de Segurança Pública (PSP), sobre a relaçãoentre policiais e jovens na perspectiva do Programa Integrado de Policiamento de Proximidade (Pipp), implantado em 2006,envolvendo as ações das Equipes do Programa Escola Segura (Epes) e as Equipes de Apoio à Vítima (Epav). A abordagemengloba as concepções do modelo de polícia comunitária, que em Portugal foi chamado de policiamento de proximidade. Oemprego desse modelo, mais do que uma filosofia de trabalho policial, indica a atuação de uma polícia que deu o primeiropasso em direção aos anseios de segurança da comunidade, na busca de melhores formas de relacionamento com osjovens, em prol de uma educação cidadã pautada no diálogo, na informação e no envolvimento de outros atores sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly de Freitas Souza Cezário

Kelly de Freitas Souza Cezário é oficial da Polícia Militar do Distrito Federal, graduada em Pedagogia e especialista emSegurança Pública e Cidadania.

Referências

ALVES, Flávio dos Santos; VALENTE, Antônio Maria da Costa. Polícia de Segurança Pública: origem, evolução e actual missão. Politeia, Revista do Instituto de Ciências Policiais e Segurança Interna, Lisboa, Ano III, n. 01, p.63-102, jan.-jun. 2006.

BAYLEY, David; SKOLNICK, Jerome H. Nova polícia, inovações nas polícias de seis cidades norte-americanas. 2ª Ed. São Paulo: Edusp, 2006.

CAMARANO, Ana Amélia. Transição para a vida adulta ou vida adulta em transição? Rio de Janeiro: Ipea, 2006.

DIAS, Manuel Domingos Antunes. Liberdade, cidadania e segurança. Coimbra: Almedina, 2001.

FERREIRA, Vitor Sérgio (Coord.) et al. A condição juvenil portuguesa na viragem do milênio: um retrato longitudinal através de fontes estatísticas oficiais: 1990-2005. Lisboa, IPJ, 2006 (Colecção estudos sobre juventude, nº 10).

IGAI – INSPEÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA. Direitos humanos e eficácia policial. Sistema de Controlo da Actividade Policial. Seminário Internacional Intervenções. Lisboa, nov.1998.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

MONET, Jean Claude. Polícia e sociedades na Europa. São Paulo: Edusp, 2006.

MOORE, Mark Harrison. Policiamento comunitário e poli-ciamento para a solução de problemas. In: TONRY, Michael; MORRIS, Norval. Policiamento moderno. São Paulo: Edusp, 2003.

PAIS, José Machado. A geração yô-yô. In: III Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais.Dinâmicas multiculturais, novas faces, outros olhares. Lisboa: ICS, v. II, 1996.

PAIS, José Machado. Jovens e cidadania. Revista Sociologia, Problemas e Práticas, Portugal, nº 49, p. 53-70, 2005.

PIRES, Rui Pena; PINHO, Filipa. Políticas de imigração em Portugal. In: VIEGAS, José Manuel Leite; CARREIRAS, Helena; MALAMUD, Andrés. Sociedade e conhecimento. Portugal no contexto europeu. Lisboa: Celta, v. II, 2007.

OLIVEIRA, José Ferreira. As políticas de segurança e os modelos de policiamento. Portugal: Almedina, 2006.

VALA, Jorge; LIMA, Marcus; LOPES, Diniz. Valores sociais, preconceito e solidariedade relativamente a grupos racionalizados e imigrantes. In: VALA, Jorge; CABRAL, Manuel Villaverde; RAMOS, Alice. Atitudes sociais dos portugueses. Valores sociais: mudanças e contrastes em Portugal e na Europa. Lisboa: ICS, 2003.

Downloads

Publicado

01-03-2009

Como Citar

DE FREITAS SOUZA CEZÁRIO, Kelly. Os jovens em Portugal e a Polícia de Segurança Pública (PSP) – Um policiamento orientado para a cidadania:: o Programa Integrado de Policiamento de Proximidade (Pipp). Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 56–71, 2009. DOI: 10.31060/rbsp.2009.v3.n1.40. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/40. Acesso em: 29 abr. 2024.