O gerenciamento de projetos na segurança pública:

uma abordagem pragmática da aplicação do método na gestão das ações integradas a partir de um estudo de caso

Autores

  • Weibson Braga Junior
  • Neuma Cipriano

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2009.v3.n1.43

Palavras-chave:

Segurança pública, Gerenciamento de projetos, Ações trans-setoriais, Gestão integrada

Resumo

O combate efetivo da violência e da criminalidade somente se dará através da ação integrada dos vários atoresque têm influência ou se relacionam direta ou indiretamente com a problemática. Na verdade, a distância entrea ignorância e o conhecimento dessa premissa se mostra bem menor do que a de sua aplicação prática e datransformação de estratégias em resultados. Nesse contexto, este trabalho apresenta a aplicação do Gerenciamentode Projetos no âmbito da segurança pública. Sugere a aplicação das boas práticas preconizadas pelo ProjectManagement Institute1 junto às ações trans-setoriais dos Gabinetes de Gestão Integrada da Segurança Pública doBrasil, de modo a transformar estratégias em resultados efetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weibson Braga Junior

Weibson Braga Junior possui MBA em Gerenciamento de Projetos, é especialista em Segurança Pública, Direitos Humanos eCidadania, capitão da Polícia Militar do Ceará, orientador da Célula de Análise e Projetos de TIC da Secretaria da SegurançaPública e Defesa Social (SSPDS) e filiado ao Project Management Institute (PMI)

Neuma Cipriano

Neuma Cipriano é acadêmica de Psicologia da UNIFOR, agente penitenciária e gerente do Projeto Maria Marias, da Secretariada Justiça e Cidadania

Referências

BRAGA JUNIOR, Weibson. As ações transetoriais do Gabinete de Gestão Integrada do Estado do Ceará: um estudo de caso. Monografia (Especialização em Cidadania, Direitos Humanos e Segurança Pública). Fortaleza, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Universidade Federal do Ceará, 2008

CEARÁ (Estado). Decreto n. 27.119, de 27 de junho de 2003. Disciplina a Gestão por Programas no Estado do Ceará, cria a figura do Gerente e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Ceará, Fortaleza, ano VI, n. 121, 30 de junho de 2003.

CEARÁ (Estado). Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. Decreto n. 27.796, de 20 de maio de 2005. Dispõe sobre a criação do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública do Estado do Ceará. Diário Oficial do Estado do Ceará, Fortaleza, ano VIII, n. 098, Caderno Único, 24 de maio de 2005.

GOLDSTEIN, Herman. Policiando uma sociedade livre. Trad. Marcelo Rollemberg. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 2003 (Série Polícia e Sociedade, 9).

HOLANDA, Marcos Costa; ROSA, Antônio Lisboa Teles da;

ALBUQUERQUE, Keyla Christina. Gestão pública por resultados na perspectiva do Estado do Ceará. Fortaleza: Ipece, 2004.

INOJOSA, Rose Marie. Sinergia em políticas e serviços públicos: desenvolvimento social com intersetorialidade.Cadernos Fundap, n. 22, p. 102-110, 2001.

MANSUR, Ricardo. Implementando um escritório de projetos. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Trad. Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 7. ed. rev. mod. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

PMBOK Guide: A guide to the project management body of knowledge. 3.ed. Estados Unidos: PMI, 2004.

PRONASCI. Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.

Downloads

Publicado

01-03-2009

Como Citar

BRAGA JUNIOR, Weibson; CIPRIANO, Neuma. O gerenciamento de projetos na segurança pública:: uma abordagem pragmática da aplicação do método na gestão das ações integradas a partir de um estudo de caso. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 114–132, 2009. DOI: 10.31060/rbsp.2009.v3.n1.43. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/43. Acesso em: 28 abr. 2024.