Da governança de polícia à governança policial: controlar para saber; saber para governar

Autores

  • Domício Proença Júnior
  • Jacqueline Muniz
  • Paula Poncioni

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2009.v3.n2.50

Palavras-chave:

Polícia, Governança, Accountability, Segurança pública

Resumo

Este texto oferece uma apreciação crítica da literatura de Estudos Policiais e propostas para romper com a chamada dinâmicado reinício, em que as questões referentes à segurança pública encontram-se sempre por serem resolvidas, sem quehaja uma estratégia consistente para fundamentar e desenvolver a área. Para tanto, os autores descrevem os problemasoriundos da falta de uma governança de polícia efetiva e sugerem o uso das quatro instâncias de controle da governançapolicial propostas pelo jurista constitucional britânico Lustgarten, como um caminho para que o governo não seja seduzidofalaciosamente pela governança policial e nem se perca na ausência de estratégias de conhecimento e controle sobre asmetas e modos de ação da polícia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Domício Proença Júnior

Domício Proença Júnior é professor da Coppe/UFRJ e coordenador do Grupo de Estudos Estratégicos

Jacqueline Muniz

Jacqueline Muniz é professora do Mestrado em Direito, da Universidade Cândido Mendes (RJ) e membro do Grupo de EstudosEstratégicos.

Paula Poncioni

Paula Poncioni é professora da Escola de Serviço Social da UFRJ.

Downloads

Publicado

01-09-2009

Como Citar

PROENÇA JÚNIOR, D.; MUNIZ, J.; PONCIONI, P. Da governança de polícia à governança policial: controlar para saber; saber para governar. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 3, n. 2, 2009. DOI: 10.31060/rbsp.2009.v3.n2.50. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/50. Acesso em: 4 jun. 2023.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>