Proposta de uma matriz de indicadores para as ações de gestão de informação da SENASP

Autores

  • Marcelle Gomes Figueira

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2015.v9.n2.503

Palavras-chave:

Segurança pública, Estatísticas criminais, Gestão da informação

Resumo

O presente trabalho propõe uma matriz de indicadores para a avaliação das ações de gestão da informação da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, a partir dos resultados da Pesquisa Nacional de Diagnóstico dos Sistemas Estaduais de Segurança Pública, realizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, em parceira com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Tal pesquisa teve como objetivo diagnosticar os processos de produção, sistematização e análise das informações nas instituições de segurança pública, uma vez que o conhecimento destas estruturas se mostra fundamental, pois o monitoramento e avaliação das políticas públicas precisam de fontes de dados adequadas. Assim a criação e consolidação de sistemas de estatísticas confiáveis e transparentes, deve ser o primeiro passo da política pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelle Gomes Figueira

Professora assistente e coordenadora do curso de graduação tecnológica em Segurança e Ordem Pública da Universidade Católica de Brasília - UCB. Doutoranda em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional na Universidade de Brasília - UnB. Mestre em Engenharia Cartográfica pelo Instituto Militar de Engenharia - IME. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Referências

CANO, Ignacio. La policía y su evaluación: Propuestas para la construcción de indicadores de Evaluación en el trabajo policial. Santiago de Chile: Centro de Estudios para el Desarrollo, Área Seguridad Ciudadana, 2002.

BEATO, Claudio. Gestão da Informação. In: LESSA, Renato. Arquitetura institucional do Sistema Único de Segurança Pública. Rio de janeiro: firjan/PNUD, 2004.

BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Diagnóstico dos Sistemas Estaduais de Produção e Análise de Dados em Segurança Pública. 2012.

DURANTE, Marcelo Ottoni. Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal. In: BRASIL. Ministério da Justiça. Gestão da Informação e Estatísticas de Segurança Púbica no Brasil. Brasília, DF: Ministério da Justiça, 2007. p. 181-202. (Coleção Segurança com Cidadania, 2).

DURANTE, Marcelo; BORGES, Doriam. Avaliação e desempenho em segurança pública. In: BRASIL. Ministério da Justiça. Indicadores de Desempenho em Segurança Pública. Brasília, DF: Ministério da Justiça, 2011. p.63-86. (Coleção Segurança com Cidadania, 5).

FREY, Klaus. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, Df, 21, p.211-259, 2000.

JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. Campinas: Alínea, 2009.

JANNUZZI, Paulo de Martino; ARRUDA, Marcela Rocha. Sistema de Indicadores para acompanhamento da agenda de Direitos Humanos no Brasil: apontamentos metodológicos. Bahia Análise e Dados, Salvador, v. 14, p. 243-247, jun. 2004.

JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil. Revista do Serviço Público, v. 56, n. 2, p. 137-160, 2014.

LIMA, Renato Sergio de. Contando crimes e criminosos em São Paulo: uma sociologia das estatísticas produzidas e utilizadas entre 1871 e 2000. 205 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – faculdade de filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

LIMA, Renato Sérgio de. A produção da opacidade. Estatísticas criminais e segurança pública no Brasil. Novos Estudos, 80, 2008, p. 65-69.

MUNIZ, J.; CARUSO, H. G. C.; BLANCO, A. C. C. Polícia, Estado e Sociedade: Práticas e Saberes Latino-americanos. Rio de Janeiro: PUBL!T, 2007, p. 231-280.

RIBEIRO, Ludmila; PATRÍCIO, Luciane. Indicadores para o monitoramento e avaliação das políticas municipais de segurança pública: uma reflexão a partir de um estudo de caso. Revista Brasileira de Segurança Pública, São Paulo, n. 3, p. 6-29, jul./ago.

SILVA, Fabio de Sá. “Nem isto, nem aquilo”: trajetória e características da Política Nacional de Segurança Pública (2000-2012). Revista Brasileira de Segurança Pública, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 412-433, 2012.

Downloads

Publicado

02-10-2015

Como Citar

GOMES FIGUEIRA, Marcelle. Proposta de uma matriz de indicadores para as ações de gestão de informação da SENASP. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 110–128, 2015. DOI: 10.31060/rbsp.2015.v9.n2.503. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/503. Acesso em: 29 mar. 2024.