Mapeamento criminal por meio da plataforma Google Maps

Autores

  • Paulo Roberto Bornhofen
  • Emerson Tenfen

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2009.v3.n2.53

Palavras-chave:

Mapeamento criminal, Tecnologia, Segurança pública

Resumo

A análise criminal é uma ferramenta que acompanha o planejamento do policiamento na maioria dos departamentos depolícia. Formas rudimentares desta ferramenta aparecem nos famosos mapas de alfinetes. Com a inclusão da informáticana rotina dos departamentos era de se esperar que os mapas de alfinetes migrassem para modernos sistemas deinformação geográfica, conhecidos pela sigla SIG – Sistema de Informação Geográfica.1 Entretanto, para esta transição,muitos departamentos têm se deparado com uma grande dificuldade para sua operacionalização, que é a aquisição de umabase cartográfica digitalizada, ou seja, um mapa georreferenciado da região a ser policiada. Esse texto aborda a soluçãoencontrada pelo 10º Batalhão de Polícia Militar, na cidade de Blumenau, que desenvolveu e implantou um sistema queprojeta os dados armazenados no Sistema Copom (Centro de Operações Policial Militar) sobre a base cartográfica do portalGoogle Maps. Mais do que produzir uma ferramenta gerencial a custo zero para os cofres públicos, o código utilizado nosistema está disponibilizado de forma gratuita para que qualquer instituição policial possa dele fazer uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Bornhofen

Paulo Roberto Bornhofen é major da Policia Militar de Santa Catarina, mestre em Desenvolvimento Regional.

Emerson Tenfen

Emerson Tenfen é soldado da Polícia Militar de Santa Catarina, bacharel em Ciências da Computação.

Referências

AMMVI – Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí.

API do Google Maps.

BANCO de dados MySQL.

CANCELIER, N. de L. Planejamento para aquisição de viaturas operacionais para o quadriênio de 2000/20003. Monografia (Especialização em Segurança Pública). Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, 1999.

CCS a fundo.

CCS, padrões web, acessibilidade.

GOOGLE Maps API.

INTRODUÇÃO a XML.

JAVASCRIPT a fundo.

JAVASCRIPT tutorial.

JUCÁ, S. C. S.; CARVALHO, P. C. M. de; AGUIAR Jr., J. S. A relevância dos sistemas de informação geográfica no desenvolvimento das energias renováveis. Ciências & Cognição, Ano 03, v. 09, 2006.

KNOOW.NET. Conceito de Strutured Query Language – SQL.

LINGUAGEM de scripts PHP.

LINGUAGEM XML.

MANNING, P. K. As Tecnologias de Informação e a polícia. In: TONRY, M.; MORRIS, N. (Orgs.). Policiamento moderno. São Paulo: Edusp, 2003.

SCHELAVIN, J. I. Sistema de informações georreferenciadas aplicado à prevenção do crime na cidade de Chapecó. Monografia (Especialização em Prevenção ao Crime). Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, 2003.

WEB 2.0. Guia rápido para uma estratégia web 2.0 de sucesso.

WIKIPÉDIA. Sistema de informação geográfica.

Downloads

Publicado

01-09-2009

Como Citar

ROBERTO BORNHOFEN, Paulo; TENFEN, Emerson. Mapeamento criminal por meio da plataforma Google Maps. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 82–98, 2009. DOI: 10.31060/rbsp.2009.v3.n2.53. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/53. Acesso em: 28 mar. 2024.