Dois passos à frente: lições de Chihuahua
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2010.v4.n1.64Palavras-chave:
Polícia mexicana, Reforma, Corrupção, ProfissionalizaçãoResumo
Este artigo explora um caso de estudo sobre uma das poucas histórias bem sucedidas de reforma policial no México: oDepartamento de Segurança Pública Municipal - DSPM de Chihuahua - Chihuahua. Esta pesquisa detalha os avanços emChihuahua, incluindo a certificação recebida da Comissão de Certificação para Agências de Aplicação da Lei (CALEA, em suassiglas em inglês). Apontamos que a principal diferença entre Chihuahua e outras municipalidades tem sido sua continuidadeem matéria de liderança e políticas. Outras cidades tem se mostrado incapazes de institucionalizar os esforços de reformaporque os mandatos constitucionais, de três anos para as administrações municipais e sem reeleição, se combinaram comas regras informais na política mexicana, que tem desencorajado a continuidade de políticas, produzindo uma constantesucessão das lideranças de médio e alto nível que, finalmente, resultaram em esforços de reforma falhos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Segurança Pública

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.