Considerações sobre criminalidade: marginalização, medo e mitos no Brasil

Autores

  • Geélison Ferreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2011.v5.n1.85

Palavras-chave:

Crime, Violência, Marginalização, Mitos, Medo

Resumo

Este trabalho procura ampliar o debate sobre a criminalidade violenta no Brasil, a partir de uma abordagem sociológica.Discutem-se a definição de crime e violência e alguns aspectos da criminalização e marginalização de grupos sociaisao longo da história brasileira, bem como mitos e teses equivocadas recorrentes ao se tratar desse assunto. É abordadatambém a questão do medo da violência, que pode trazer consequências negativas para a sociedade em geral, eapresenta-se uma reflexão sobre a diferenciação social e estigmatização inseridas em processos de construção deidentidade e dominação social e simbólica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geélison Ferreira da Silva

Geélison Ferreira da Silva é sociólogo (Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes), mestrando em sociologia(UFMG), bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e pesquisador do Centro deEstudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp).

Downloads

Publicado

01-03-2011

Como Citar

FERREIRA DA SILVA, G. Considerações sobre criminalidade: marginalização, medo e mitos no Brasil. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 5, n. 1, 2011. DOI: 10.31060/rbsp.2011.v5.n1.85. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/85. Acesso em: 4 jun. 2023.