A Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) como novo paradigma da segurança pública no estado do Pará

Autores

  • Alexandro Napoleão Santana Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Jarsen Luis Castro Guimarães Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2019.v13.n1.934

Palavras-chave:

Segurança Pública, Gestão Pública, Integração, Mediação de Conflitos.

Resumo

Este artigo discute o modelo de segurança pública adotado pelo estado do Pará desde 2011 e seu potencial para a não judicialização desnecessária de conflitos. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de entrevistas semiestruturadas, foram analisados os aspectos relacionados à gestão pública estratégica do estado ao longo de um processo histórico de integração entre instituições públicas policiais e a Fundação Pro Paz, bem como a utilização da mediação extrajudicial de conflitos, que representa uma alternativa aos mecanismos repressivos. Neste contexto, foram contabilizadas as demandas e os resultados alcançados por um Núcleo de Mediação de Conflitos (NUMEC) instalado em uma Unidade Integrada Pro Paz (UIPP), na cidade de Santarém. Entre todas as demandas adequadamente registradas, mais da metade foi resolvida com sucesso. Portanto, mostrou-se relevante promover a investigação dessa política pública estadual, que tem por objetivo o estabelecimento de um novo paradigma de prevenção e enfrentamento da violência por meio da mediação e da aproximação estrategicamente planejada entre diversos órgãos públicos e a sociedade em um inovador padrão de unidade policial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandro Napoleão Santana, Universidade Federal do Oeste do Pará

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará, Docente do curso de Direito da UNAMA-Faculdade da Amazônia, Mestrando da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Especialista em Direito Ambiental, Gestão de Segurança Pública, Direito Penal e Processo Penal.

Jarsen Luis Castro Guimarães, Universidade Federal do Oeste do Pará

Bacharel em Economia pela União das Escolas Superiores do Pará, Especialista em Educação Ambiental, Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutor pela Universidade Federal do Pará, Professor Associado 1 da Universidade Federal do Oeste do Pará, diretor do Instituto de Ciências da Sociedade.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988.

BRASIL. Decreto-lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 7 dez. 1940.

BRASIL. Lei 13.105, de 16 de março de 2015. Código de Processo Civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 mar. 2015.

BRASIL. Lei 13.140, de 26 de junho de 2015. Dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias.... Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2015.

BUENO, Samira; LIMA, Renato Sérgio de; MINGARDI, Guaracy. Estado, polícias e segurança pública no Brasil. Revista Direito GV, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 49-85, jan./abr. 2016.

CABRAL, Trícia Navarro Xavier. A evolução da Conciliação e da Mediação no Brasil. Revista FONAMEC, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 354-369, maio 2017.

CUNHA, Rogério Sanches. Manual de direito penal: parte geral (arts. 1º ao 120). 4. ed. rev., amp. e atual. Salvador: JusPODIVM, 2016.

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ. Unidades Integradas Pro Paz (UIPPs) – Segurança pública e políticas públicas por uma Cultura de Paz. Belém: Fundação Pro Paz, 2015.

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ. Histórico. Belém: Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, 2018.

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ. Polícia do Pará se aproxima do cidadão com trabalho das UIPPS. Belém: Fundação Pro Paz, 2018.

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ. Estrutura Organizacional. Belém: Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, 2018.

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ. Pro Paz – mais de 10 anos de atenção à pessoa em situação de vulnerabilidade. Belém: Fundação Pro Paz, 2018.

PEREIRA, José Carlos Matos. O papel de Santarém como cidade média na Amazônia Oriental. In: CASTRO, Edna (Org.). Cidades na floresta. São Paulo: Annablume, 2009. p. 329-352.

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ. Governo do Estado inaugura novas Unidades Integradas de Polícia nos municípios de Aveiro e Trairão. Belém: Polícia Civil do Estado do Pará, 2017.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM. Santarém. Santarém: Prefeitura de Santarém, [ca -2017].

SANTOS, Maria Mirtes Cortinhas dos. Educação ambiental e políticas públicas: vivências nas escolas municipais. v. 11. Curitiba: CRV, 2016.

SICA, Leonardo. Justiça restaurativa e mediação penal: o novo modelo de justiça criminal e de gestão do crime. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.

UNESCO. Cultura de paz: da reflexão à ação: balanço da Década Internacional da Promoção da Cultura de Paz e Não Violência em Benefício das Crianças do Mundo. Brasília: UNESCO; São Paulo: Associação Palas Athena, 2010.

UNITED NATIONS. ECOSOC Resolution 2002/12. Basic principles on the use of restorative justice programmes in criminal matters. Geneva: UN, 2002.

Downloads

Publicado

20-09-2019

Como Citar

SANTANA, Alexandro Napoleão; GUIMARÃES, Jarsen Luis Castro. A Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) como novo paradigma da segurança pública no estado do Pará. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 95–113, 2019. DOI: 10.31060/rbsp.2019.v13.n1.934. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/934. Acesso em: 20 abr. 2024.