O diálogo como pressuposto de prevenção à violência no âmbito escolar

Autores

  • Vinicius Bandera Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2019.v13.n2.942

Palavras-chave:

Diálogo, Violências na e da escola, Cidadania, Democracia, Escola cidadã.

Resumo

Este artigo está dividido em cinco partes: 1) introdução ao que podem ser ou não violências ocorridas no seio da escola; 2) apresentação analítica de uma tipologia acerca dessas violências, distinguindo-as de meros conflitos e indisciplinas diante das regras escolares; 3) apresentação analítica de uma metodologia crítico-dialógica para lidar com essas violências; 4) análise envolvendo multiculturalismo e escola cidadã; 5) dois resultados empíricos dando conta do emprego de metodologias crítico-dialógicas na abordagem de violências no âmbito escolar. O estudo está balizado por propostas crítico-dialógicas, que têm as trocas horizontais (dialogicidade), a democracia, a cidadania, a autoridade (sem autoritarismo e sem “licenciosidade”) e o multiculturalismo como pressupostos. Pressupostos estes que podem ser sintetizados em uma palavra-conceito: diálogo. O artigo defende a hipótese de que o diálogo pode ser um pressuposto de prevenção à violência no âmbito escolar, utilizando metodologias crítico-dialógicas, sobretudo o pensamento de Paulo Freire e alguns de seus mais importantes seguidores: Carlos Alberto Torres e José Eustáquio Romão. Nas considerações finais são dados alguns exemplos de projetos que utilizaram o diálogo como pressuposto de prevenção à violência no âmbito escolar.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Bandera, Universidade de São Paulo

Pós-doutorado História Social (USP). Doutorado Sociologia (UFRJ). Mestrado Ciência Política (UNICAMP). Professor da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Bandera, V. (2019). O diálogo como pressuposto de prevenção à violência no âmbito escolar. Revista Brasileira De Segurança Pública, 13(2), 192–205. https://doi.org/10.31060/rbsp.2019.v13.n2.942

Edição

Seção

Dossiê: Violência em contexto escolar e escola em contexto violento