Diretrizes para avaliadores

Os pareceristas da RBSP prestam um serviço de extrema importância, pois avaliam a qualidade do artigo que será publicado. Trata-se, assim, de atividade essencial para garantia de que os textos inseridos na revista possuem originalidade, acionam adequadamente os principais conceitos de um determinado campo de estudo, seguem os rigores metodológicos da área de estudo e, especialmente, apresentam informações confiáveis sobre o fenômeno em análise.

Cabe ao parecerista (a) avaliar o artigo no tempo designado pelas editoras, (b) guardar sigilo sobre o texto em avaliação, até que o mesmo seja publicado (ou recusado) pela revista, (c) responder aos comunicados encaminhados pela revista, sobre pedidos de informação, dúvidas e esclarecimentos, (d) manter seus dados de contato devidamente atualizados. Lembramos, ainda, que é necessário o título de doutor(a) (ou de doutorando em curso) para integrar o corpo de pareceristas da RBSP.

Por se tratar de um serviço voluntário, a RBSP não oferece qualquer tipo de ajuda financeira para quem realiza essa atividade. Ao final do processo de avaliação, os pareceristas receberão um certificado de agradecimento pelas atividades realizadas.