"Se não aguentar, corra!": um estudo sobre a pedagogia do sofrimento em um curso policial militar

Autores

  • Fábio Gomes França
  • Janaína Letícia de Farias Gomes

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2015.v9.n2.506

Palavras-chave:

Polícia militar, Segurança pública, Pedagogia do sofrimento

Resumo

Neste artigo analisam-se as nuances que nortearam o Estágio de Operações Táticas com Apoio de Motocicletas (Eotam), realizado por uma Polícia Militar no país em 2014. Para tanto, realizaram-se entrevistas abertas com alguns participantes do referido curso de aperfeiçoamento policial militar. Por esse foco, importou utilizar metodologicamente os relatos pretéritos, por meio da história oral, o que permitiu apreender relatos das experiências tanto de oficiais quanto de praças sobre as situações de humilhação e sofrimento físico vivenciadas, as quais ainda reproduzem a crença policial militar de que o sofrimento faz parte da conquista de um brevê militar. Ratifica-se a urgência dessa discussão no campo da segurança pública, visto que a lógica desse tipo de pedagogia carrega de forma implícita um ideal belicista que corrobora a existência da violência policial militar devido ao fato de os policiais enaltecerem valores como a masculinidade, a força e o machismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Gomes França

Professor de Criminologia no Centro de Educação da Polícia Militar do Estado da Paraíba - PMPB. Doutor e mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Bacharel em Segurança Pública pelo Centro de Educação da PMPB. Professor convidado do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania da UFPB.

Janaína Letícia de Farias Gomes

Especialista em Segurança Pública pelo Centro de Educação da Polícia Militar do Estado da Paraíba - PMPB. Bacharela em Segurança Pública pelo Centro de Educação da PMPB.

Referências

ALBERTI, Verena. Ouvir contar. Rio de Janeiro: FGV,2007.

ALBUQUERQUE, Carlos Linhares de; MACHADO, Eduardo Paes. Sob o signo de Marte: modernização, ensino e ritos da instituição policial militar. Sociologias, Porto Alegre, v. 3, n. 5, p. 214-237, jan./jun. 2001.

ANDRADE, Nayhara Helena Pereira de; FRANÇA, fábio Gomes de. Polícia Militar, homossexualidade e preconceito: Um estudo sobre a efetividade jurídica e a profissão policial. In: FRANÇA, fábio Gomes de; SANTOS, Carlos Eduardo Batista dos (orgs.). Estudos em segurança pública: Direitos humanos, polícia e violência. João Pessoa: Ideia, 2015. p. 241-264.

BERGER, Peter I.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1985.

BERTAUD, Jean Paul. O exército e o brevê de virilidade. In: CORBIN, Alain et al. (Orgs.). História da virilidade: o triunfo da virilidade: o século XIX. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

BRITO, Mozar José de; PEREIRA, Valéria da Glória. Socialização organizacional: a iniciação na cultura militar. RAP, Rio de Janeiro, v. 30, n. 4, p. 138-165, jul./ago. 1996.

CANETTI, Elias. Massa e poder. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

CASTRO, Celso. O espírito militar: um antropólogo na caserna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

FALCONNET, Georges; LEFAUCHEUR, Nadine. A fabricação dos machos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1977.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história das violências nas prisões. Rio de Janeiro: Vozes, 1987.

FRANÇA, fábio Gomes de. Disciplinamento e humanização: a formação policial militar e os novos paradigmas educacionais de controle e vigilância. 2012. 166 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.

FRANÇA, fábio Gomes de. Desvio, moralidade e militarismo: um olhar sobre a formação policial militar na Paraíba. Revista Brasileira de Sociologia das Emoções, João Pessoa, v. 12, n. 36, p. 803-818, dez. 2013.

FRANÇA, fábio Gomes de. Sob a aparência da ordem: sociabilidade e relações de poder na implantação da polícia solidária em João Pessoa-PB. 2014a. 226f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade federal da Paraíba, João Pessoa, 2014a.

FRANÇA, fábio Gomes de. A pedagogia do sofrimento e a construção do ethos guerreiro: uma discussão sobre segurança pública e direitos humanos. In: Encontro da ANDHEP, VIII, 2014b, São Paulo.

GOffMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos.São Paulo: Perspectiva, 2007.

GROS, frédéric. Estados de violência: ensaio sobre o fim da guerra. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2009.

MUNIZ, Jacqueline de Oliveira. “Ser policial é, sobretudo, uma razão de ser”: cultura e cotidiano da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. 1999. Tese (Doutorado em Ciência Política). Rio de Janeiro, 1999.

NUMMER, fernanda Valli. Ser polícia, ser militar: o curso de formação na socialização do policial militar. Niterói: EdUFF, 2014.

OLIVEIRA, Jonas Henrique de. O corpo como significado ou o significado do corpo: poder, violência e masculinidade na polícia militar. Vivência, n. 35, 2010, p. 101-117.

REY, fernando González. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. Tradução de Marcel Aristides ferrada Silva. São Paulo: Thompson, 2005.

ROSA, Alexandre Reis; BRITO, Mozar José de. “Corpo” e “alma” nas organizações: um estudo sobre dominação e construção social dos corpos na organização militar. RAC, Curitiba, n. 2, art. 1, p. 194-211, mar./abr. 2010.

SÁ, Leonardo Damasceno de. Os filhos do Estado: auto imagem e disciplina na formação dos oficiais da Polícia Militar do Ceará. Rio de Janeiro: Relume Dumará, Núcleo de Antropologia da Política/UFRJ, 2002.

SILVA, Agnaldo José da. Praça Velho: um estudo sobre o processo de socialização policial militar. 2002. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade federal de Goiás, Goiânia.

SILVA, Robson Rodrigues da. Entre a caserna e a rua: o dilema do “pato”: uma análise antropológica da instituição policial militar a partir da Academia de Polícia Militar D. João VI.Niterói, RJ: EdUFF, 2011.

SOUZA, Marcos Santana de. A violência da ordem: polícia e representações sociais. São Paulo: Annablume, 2012.

STORANI, Paulo. Vitória sobre a morte: a glória prometida: o “rito de passagem” na construção da identidade dos operações especiais do BOPE. 2008. 169f. Dissertação (Mestrado em Antropologia), Universidade federal fluminense, Niterói, 2008.

TURNER, Victor. O processo ritual: estrutura e anti-estrutura. Petrópolis: Vozes, 1974.

VAN GENNEP, Arnold. Ritos de passagem: Estudos sistemático dos ritos da porta e da soleira, da hospitalidade, da adoção, gravidez e parto, nascimento, infância, puberdade, iniciação, ordenação, noivado, casamento, funerais, estações, etc. Petrópolis: Vozes, 2011.

WEBER, Max. Metodologia das ciências sociais. Tradução de Augustin Wernet. 3 ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 2001. parte 2.

WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Gerth, H.; Wright Mills, C. (Orgs.). 5 ed. Rio de Janeiro, LTC, 2010.

Downloads

Publicado

02-10-2015

Como Citar

GOMES FRANÇA, Fábio; GOMES, Janaína Letícia de Farias. "Se não aguentar, corra!": um estudo sobre a pedagogia do sofrimento em um curso policial militar. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 142–159, 2015. DOI: 10.31060/rbsp.2015.v9.n2.506. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/506. Acesso em: 29 mar. 2024.