Mapeamento criminal por meio da plataforma Google Maps

Autores/as

  • Paulo Roberto Bornhofen
  • Emerson Tenfen

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2009.v3.n2.53

Palabras clave:

Mapeamento criminal, Tecnologia, Segurança pública

Resumen

A análise criminal é uma ferramenta que acompanha o planejamento do policiamento na maioria dos departamentos depolícia. Formas rudimentares desta ferramenta aparecem nos famosos mapas de alfinetes. Com a inclusão da informáticana rotina dos departamentos era de se esperar que os mapas de alfinetes migrassem para modernos sistemas deinformação geográfica, conhecidos pela sigla SIG – Sistema de Informação Geográfica.1 Entretanto, para esta transição,muitos departamentos têm se deparado com uma grande dificuldade para sua operacionalização, que é a aquisição de umabase cartográfica digitalizada, ou seja, um mapa georreferenciado da região a ser policiada. Esse texto aborda a soluçãoencontrada pelo 10º Batalhão de Polícia Militar, na cidade de Blumenau, que desenvolveu e implantou um sistema queprojeta os dados armazenados no Sistema Copom (Centro de Operações Policial Militar) sobre a base cartográfica do portalGoogle Maps. Mais do que produzir uma ferramenta gerencial a custo zero para os cofres públicos, o código utilizado nosistema está disponibilizado de forma gratuita para que qualquer instituição policial possa dele fazer uso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Roberto Bornhofen

Paulo Roberto Bornhofen é major da Policia Militar de Santa Catarina, mestre em Desenvolvimento Regional.

Emerson Tenfen

Emerson Tenfen é soldado da Polícia Militar de Santa Catarina, bacharel em Ciências da Computação.

Citas

AMMVI – Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí.

API do Google Maps.

BANCO de dados MySQL.

CANCELIER, N. de L. Planejamento para aquisição de viaturas operacionais para o quadriênio de 2000/20003. Monografia (Especialização em Segurança Pública). Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, 1999.

CCS a fundo.

CCS, padrões web, acessibilidade.

GOOGLE Maps API.

INTRODUÇÃO a XML.

JAVASCRIPT a fundo.

JAVASCRIPT tutorial.

JUCÁ, S. C. S.; CARVALHO, P. C. M. de; AGUIAR Jr., J. S. A relevância dos sistemas de informação geográfica no desenvolvimento das energias renováveis. Ciências & Cognição, Ano 03, v. 09, 2006.

KNOOW.NET. Conceito de Strutured Query Language – SQL.

LINGUAGEM de scripts PHP.

LINGUAGEM XML.

MANNING, P. K. As Tecnologias de Informação e a polícia. In: TONRY, M.; MORRIS, N. (Orgs.). Policiamento moderno. São Paulo: Edusp, 2003.

SCHELAVIN, J. I. Sistema de informações georreferenciadas aplicado à prevenção do crime na cidade de Chapecó. Monografia (Especialização em Prevenção ao Crime). Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, 2003.

WEB 2.0. Guia rápido para uma estratégia web 2.0 de sucesso.

WIKIPÉDIA. Sistema de informação geográfica.

Publicado

2009-09-01

Cómo citar

ROBERTO BORNHOFEN, Paulo; TENFEN, Emerson. Mapeamento criminal por meio da plataforma Google Maps. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 82–98, 2009. DOI: 10.31060/rbsp.2009.v3.n2.53. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/53. Acesso em: 22 jul. 2024.