Webinários

Webnários

No âmbito dos webinários realizados pelas coordenações editoriais da RBSP e do Fonte Segura, publicações do FBSP, gostariamos de divulgar os temas discutidos nos últimos anos. O intuito desta página é divulgar esses eventos, retomar os debates realizados e trazer mais atenção aos textos discutidos e publicados pela revista. Os Webinários vem realizando um importante trabalho de comunicação com a comunidade externa e profissionais de segurança pública, por meio discussão dos temas pertinentes à área e pela divulgação científica de trabalhos que colaboram tanto na formação desses profissionais quanto na robustez desta área de investigação. Reforçamos o compromisso da RBSP com o acesso e divulgação do conhecimento científico produzido pela comunidade acadêmica por meio da produção dos Webinários. Todas as novidades relacionadas as próximas lives serão divulgadas por este meio e também pelo canal de notícias da nossa revista. Caso queira receber notificações sobre os eventos promovidos pela RBSP, coordenados pelo FBSP, e as publicações, faça o seu cadastro na nossa plataforma.  

2023

Gestão por resultados na Segurança Pública (09 de Novembro de 2023)

No dia 09/11, as coordenações editoriais da Revista Brasileira de Segurança Pública (RBSP) e do Fonte Segura, ambas publicações do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), conduziram uma transmissão ao vivo centrada na temática da Gestão por Resultados na segurança pública. O evento reuniu especialistas que compartilharam suas perspectivas e experiências sobre o tema. Dentre os participantes, destacaram-se Claudio Beato, pesquisador da UFMG, Major Evaristo da Polícia Militar do Espírito Santo, Joana Monteiro da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Carla da Escossia do Governo do Ceará. A condução da discussão ficou a cargo de Arthur Trindade, professor na Universidade de Brasília (UnB) e membro do FBSP.

Elucidação de homicídios e feminicídios (14 de Setembro de 2023)

No dia 14/09, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), por meio das equipes editoriais da RBSP e do Fonte Segura, suas publicações afiliadas, promoveu uma transmissão ao vivo abordando o tema da Elucidação de Homicídios e Feminicídios. O evento contou com a participação de especialistas no assunto, incluindo Diego Fabiano Alves da Polícia Civil de Minas Gerais, Eugênia Vila da Secretaria de Segurança Pública do Piauí e Rafael Rocha do Instituto Sou da Paz. A mediação ficou a cargo de Arthur Trindade, membro do FBSP e professor na Universidade de Brasília.

Políticas de prevenção de homicídios (10 de Maio de 2023)

No dia 04/05, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) realizou uma transmissão ao vivo sobre Políticas de Prevenção de Homicídios, com a coordenação editorial conjunta da RBSP e do Fonte Segura. O evento reuniu um painel de especialistas composto por Gustavo Baptista, Coordenador Geral de Articulação da Diretoria de Pesquisa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senad - MJSP); Juliana Barroso, Diretora-Geral do TERPAZ no Pará; Ignacio Cano, pesquisador do Instituto de Investigaciones Sociales da UNAM, no México; e Messias Mendes, Major da Polícia Militar do Ceará. A mediação foi conduzida por Arthur Trindade, Conselheiro do FBSP e Editor-chefe do Fonte Segura.

Homicídios no Brasil e suas dinâmicas  (16 de Março de 2023 )

As coordenações editoriais da RBSP e do Fonte Segura, publicações do FBSP, apresentaram a live Homicídios no Brasil e suas dinâmicas no dia 16 de Março de 2023. Com participações especiais de Mateus Rennó (University of South Florida), Túlio Kahn (IPEA) e Daniel Cerqueira (IPEA), a Live trabalhou o tema dos Homicídios no Brasil e faz parte de uma série de outras atividades a serem realizadas durante o ano sobre o mesmo tema. Além disso, contou com a moderação de Ludmila Ribeiro (UFMG) e Arthur Trindade (UnB), direcionando as perguntas e temas emergentes das apresentações. A live gravada pode ser acessada por meio deste link.

2022

Vitimização policial (10 de out. de 2022)

Apresentamos a live sobre Vitimização policial, parte da discussão trazida pelo autor João Batista Silva no texto "Vitimização policial: diagnósticos e perspectivas", publicado pela RBSP. Para colaborar na discussão, a RBSP convidou a Daisy Miranda, Alan Fernandes e Juliana Martins. Contamos, ademais, com a participação da Paula Poncioni e da Ludmila Ribeiro, editoras da Revista Brasileira de Segurança Pública. 

Edição especial: A formação dos profissionais da segurança pública (16 de mai. de 2022)

A live sobre a Edição Especial: A formação dos profissionais de segurança pública utilizou-se principalmente de dois textos para a discussão: "Conflitos em formação: a experiência da convivência civil-militar no Curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social a distância da Universidade Federal Fluminense", dos autores Roberto Kant de Lima e Pedro Heitor Barros Geraldo. Outro texto utilizado, escrito pelo Carlos Roberto Guimarães Rodrigues e pelo José Vicente Tavares dos Santos, foi: "Ensino policial e segurança cidadã: as experiências brasileiras e o caso da PM do Rio Grande do Sul". Além disso, contamos com a participação da Marlene Spaniol, uma das organizadoras da Edição Especial. Contamos, ademais, com a participação da Paula Poncioni e da Ludmila Ribeiro, editoras da Revista Brasileira de Segurança Pública.

Violência contra a mulher (23 de mar. de 2022)

A live sobre Violência contra a mulher, parte da discussão trazida pela autora Monica Ovinski de Camargo Cortina no texto "Violência de gênero e a lei 11.340/2006: olhares sobre a violência contra as mulheres em audiências de retratação", publicado em 2021 pela RBSP. Para colaborar na discussão, além da co-autora do texto, a RBSP convidou a Wania Pasinato, consultora e especialista do tema, e a Rochele Fellini Fachinetto, da UFRGS. Contamos, ademais, com a participação da Paula Poncioni e da Ludmila Ribeiro, editoras da Revista Brasileira de Segurança Pública.

Mídia, racismo e violência (16 de mar. de 2022)

Apresentamos a live sobre Mídia, racismo e violência, que partiu da discussão trazida pelo autor Edson Mendes no texto "Mídia, fake news e racismo: o punitivismo dos boatos como legitimador da violência", publicado em 2021 pela RBSP. Para colaborar na discussão, além do autor do texto, a RBSP convidou a Anabela Paiva, do CESEC, e a Cecília Olliveira, do Fogo Cruzado. Contamos, ademais, com a participação da Paula Poncioni e da Ludmila Ribeiro, editoras da Revista Brasileira de Segurança Pública.

2021

Tornar-se Policial (23 de set. de 2021)

O webinar, realizado no mês de agosto, tratou sobre o livro "Tornar-se Policial: O Processo de Construção da Identidade Profissional do Policial nas Academias de Polícia", da autora Paula Poncioni, professora aposentada da UFRJ e editora-chefe da Revista Brasileira de Segurança Pública. Como contribuição, participaram do debate Ludmila Ribeiro, professora da UFMG e editora-assistente da Revista Brasileira de Segurança Pública, João Trajano Sento Sé, do LAV-UERJ, e Antônio Caballo Blanco, coronel da reserva da PMERJ.