Segurança pública:

um desafio para os municípios brasileiros

Autores

  • Carolina de Mattos Ricardo
  • Haydee G. C. Caruso

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2007.v1.n1.10

Palavras-chave:

Prevenção da Violência, Políticas Públicas, Segurança Pública, Município, Brasil.

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de discutir o papel do município na segurança pública, compreendendo seus limites,desafios e avanços. Por isso, o artigo busca apresentar um panorama geral sobre a relação entre o município e asegurança pública nos últimos anos; discutir o papel das guardas municipais na prevenção da violência; apresentar ametodologia de atuação municipal na segurança pública; e analisar brevemente algumas das experiências municipaisvividas no Brasil pontuando algumas lições aprendidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina de Mattos Ricardo

Carolina de Mattos Ricardo, advogada e cientista social, mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP, écoordenadora da Área de Políticas Municipais de Segurança do Instituto Sou da Paz.

Haydee G. C. Caruso

Haydee G. C. Caruso, doutoranda em Antropologia pela UFF, com especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal eSegurança Pública, é pesquisadora do Programa de Segurança Humana do Viva Rio.

Referências

BANCO MUNDIAL. (2006) Prevenção comunitária do crime e da violência em áreas urbanas da América latina: um guia de recursos para municípios.

BEATO FILHO, Cláudio C. e SOUZA, Robson S. R. (2003) “Controle de Homicídios: A Experiência de Belo Horizonte”. Cadernos Adenauer 4(3) – Segurança Cidadã e Polícia na Democracia.

CANO, Ignácio. (2005) “Projetos municipais de prevenção no município de Recife”. Em João Trajano Sento-Sé (org.). Prevenção da Violência: o papel das cidades. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

CARUSO, Haydée. DOS ANJOS, Verônica. (2005) Papel da Guarda Municipal na Segurança Pública: propostas para uma guarda profissional. Viva Rio/Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, Rio de Janeiro.Constituição Federal (1988) da República Federativa do Brasil.

DAMMERT, Lucía e PAULSEN, Gustavo (eds.). (2005).Ciudad y Seguridad en America Latina. Santiago: Flacso-Chile.

DA SILVA, Jorge. (2003) Segurança Pública e Polícia – criminologia crítica aplicada. Ed. Forense, RJ.

GUINDANI, Miriam. (2005) “A criação de um novo paradigma em Diadema”. Em João Trajano Sento-Sé (org.). Prevenção da Violência: o papel das cidades. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,.

DE LIMA, Roberto K. (2004) “Cultura Jurídica, administração institucional de conflitos e Gestão da Segurança Pública: a apropriação particularizada dos espaços públicos no Brasil”. In: RIBEIRO, Luiz Cesar Queiroz (org) Metrópoles. S.P, Fundação Perseu Abramo e RJ, FASE, pp.317-324

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2002). Pesquisa de Informações Básicas Municipais – Perfil dos Municípios Brasileiros.

Instituto Sou da Paz. (2006) Diagnóstico da Violência e da Criminalidade em São Bernardo do Campo – Apontamentos para um Plano de Segurança Municipal. São Paulo: Instituto Sou da Paz,.

LIMA, Renato Sérgio de; DE PAULA, Liana (orgs). (2006) Segurança Pública e violência: o Estado está cumprindo o seu papel?. São Paulo: Contexto.

MANSO, Bruno P.; FARIA, Maryluci de Araújo; GALL, Norman. (2005). Diadema: do ‘faroeste’ para a vida civilizada na periferia de São Paulo”. Em Dammert, Lucía e Paulsen, Gustavo (eds.). Ciudad y Seguridad en America Latina. Santiago: Flacso-Chile.

MESQUITA NETO, Paulo de e RICARDO, Carolina de Mattos. (2003) “O Fórum Metropolitano de Segurança Pública e a Ampliação do Debate sobre a Violência em São Paulo”. Cadernos Adenauer 4(3) – Segurança Cidadã e Polícia na Democracia,

MESQUITA NETO, Paulo de. (2006) “Políticas municipais de segurança cidadã: problemas e soluções”. Paper preparado para Fundação Friedrich Ebert e Instituto Sou da Paz.

MIRAGLIA, Paula. (2006) “Os municípios e a Segurança Pública”. Em Renato Sérgio de Lima; Liana de Paula (orgs). Segurança Pública e violência: o Estado está cumprindo o seu papel?. São Paulo: Contexto,.

MIRANDA, Ana Paula Mendes de, MOUZINHO, Gláucia Maria P., MELLO, Kátia S. (2003) “Os conflitos de rua entre a Guarda Municipal e os camelôs” in: Comum v. 8 - nº 21, Rio de Janeiro.

MUNIZ, Jacqueline de Oliveira. (1999). “Ser policial é sobretudo uma razão de ser: cultura e cotidiano da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.” Tese de doutoramento em Ciência Política. IUPERJ: RJ.

MUNIZ, Jacqueline de Oliveira. (2000) “O papel decisivo dos municípios na Segurança Pública”. In: Segurança Pública: Resultados das Ações do Movimento pela Segurança e Vida. Belo Horizonte, Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Núcleo de Estudos da Violência, Universidade de São Paulo. (2006). Diagnóstico da Violência no Município de Jundiaí e Plano Municipal de Prevenção da Violência e Promoção da Segurança Pública, Jundiaí-SP – Jundiaí Segura. São Paulo: Universidade de São Paulo, Núcleo de Estudos da Violência,.

PLANO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA (2003). Se-cretaria Nacional de Segurança Pública/ Ministério da Justiça.

SENTO-SÉ, João T. (org.). (2005) Prevenção da Violência: o papel das cidades. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,

SOARES, Luiz Eduardo. (2005). “Segurança Municipal no Brasil – Sugestões para uma Agenda Mínima”. Em João Trajano Sento-Sé (org.). Prevenção da Violência: o papel das cidades. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Viva Rio. (2003) Programa de Ações em Segurança Pública. “Plano Municipal de Ordem Pública de Resende”. Rio de Janeiro: Viva Rio.

Downloads

Publicado

01-01-2007

Como Citar

DE MATTOS RICARDO, Carolina; G. C. CARUSO, Haydee. Segurança pública: : um desafio para os municípios brasileiros. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 102–119, 2007. DOI: 10.31060/rbsp.2007.v1.n1.10. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/10. Acesso em: 28 mar. 2024.