Impactos de gênero na redução da mortalidade violenta: reflexões sobre o Pacto pela Vida em Pernambuco

Autores

  • Ana Paula Portella
  • Marília Gomes do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2014.v8.n1.355

Palavras-chave:

Violência contra a mulher, políticas públicas de segurança, homicídios

Resumo

O crescimento das mortes violentas vem sendo observado no Brasil desde o final dos anos 1970. No país e em Pernambuco, as principais vítimas dos homicídios são jovens negros, do sexo masculino, com pouca escolaridade e baixa renda. Em 2011, 86,2% das mulheres assassinadas em Recife eram negras e, em 2009, 47,2% dos casos de homicídios de mulheres concentraram-se em apenas dez bairros dessa capital. Foi apenas em 2007 que a questão da violência letal ganhou prioridade na agenda do governo do Estado, por meio da implementação da primeira política pública de segurança do Estado, o Pacto pela Vida (PPV). Nesse mesmo ano, instituiu-se a Política de Enfrentamento da Violência contra a Mulher, pela Secretaria da Mulher. O PPV vem alcançando bons resultados, as metas globais de redução dos crimes violentos letais intencionais têm sido alcançadas, mas há diferenças importantes quando se observa a variação de acordo com o sexo da vítima e com a região de ocorrência dos casos. Os homicídios de mulheres apresentaram redução menor ao longo do tempo e oscilação entre crescimento e redução que pode se dever à pouca sensibilidade do PPV para as diferentes situações nas quais as mulheres são assassinadas, que requerem linhas de ação específicas do ponto de vista da política de prevenção e repressão. Este artigo se propõe a apresentar e analisar estas diferenças e a refletir sobre possí veis hipóteses capazes de explicá-las, reconhecendo a eficácia do PPV como política pública de segurança, mas também a necessidade de reorientá--lo para que seja capaz de responder às diferentes configurações da violência letal contra as mulheres em Pernambuco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Portella

Mestre em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sob orientação de Dr. José Luiz de Amorim Ratton. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança desde 2009 e consultora nas áreas de gênero, violência, saúde e políticas públicas.

Marília Gomes do Nascimento

Graduanda do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco e bolsista de iniciação científica do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança (NEPS), na pesquisa “Vitimização e espaço urbano na Região Metropolitana do Recife”. É também pesquisadora voluntária na pesquisa “Descarcerização e Sistema Penal: A construção de políticas públicas de racionalização do poder punitivo”, do mesmo núcleo de pesquisa.

Referências

ADORNO, Sérgio. Exclusão socioeconômica e violência urbana. Sociologias,Porto Alegre, ano 4, n. 8, 2002.

BLAY, E. A. Assassinato de mulheres e Direitos Humanos. São Paulo: Ed. 34, 2008.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. Brasília, DF: Casa Civil, 2006.

COELHO, Edmundo Campos. A Oficina do Diabo e Outros Estudos sobre Criminalidade. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2005.

CONDEPE/FIDEM. Boletim trimestral da conjuntura criminal em Pernambuco. Recife: Condepe/Fidem, 2006-2011.

CORRÊA, Mariza. Os Crimes da Paixão. São Paulo: Brasiliense, 1981.

CORRÊA, Mariza. Morte em Família. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

MACHADO DA SILVA, Luiz Antonio (Org.). Vida sob Cerco. Violência e Rotina nas Favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

MENEGHEL, Stela Nazareth; HIRAKATA, Vania Naomi. Femicídios: homicídios femininos no Brasil. Rev. Saúde Pública, v. 45, n. 3, p. 564-574, jun 2011.

MISSE, Michel. Criminalidade Urbana Violenta no Brasil: O Problema das Causas. In: Crime e violência no Brasil contemporâneo. Estudos de sociologia do crime e da violência urbana. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006, p. 19-28.

PASINATO, Wania. ‘Femicídios’ e as mortes de mulheres no Brasil. Cad. Pagu, v. 37, 2011, p. 219-246.

PERNAMBUCO. Pacto pela Vida. Recife, s.d.

PIMENTEL, Silvia; BELLOQUE, Juliana. Legítima defesa da honra. Ilegítima impunidade de assassinos Um estudo crítico da jurisprudência brasileira. 1999. Mimeografado.

PINHEIRO, P. S. (Org.). Crime, Violência e Poder. São Paulo: Brasiliense, 1983.

PORTELLA, A.P.; FERREIRA, V.; BEZERRA, S. Boletim Dados e Análises. Edições 1 a 8, 2004 a 2008. Recife: SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia, 2004-2008.

PORTELLA, Ana Paula. Violência contra mulheres: desafios para as políticas públicas. In:LOPES, F.L. (Ed.) Observatório da Cidadania: diálogos sobre violência e segurança pública. Rio de Janeiro: Ibase, 2009.

PORTELLA, Ana Paula; GALVÃO, Clarissa; VALENÇA, Manuela; RATTON, José Luiz de Amorim. Análise Configuracional de Homicídios: Velhas e Novas Situações de Violência Letal Contra as Mulheres em Recife. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 4, n. 3, jul.-set. 2001, p. 403-439

RATTON, José Luiz; PAVÃO, Nara. Mulheres, violência e percepção da violência em Pernambuco. In:SENTO-SÉ, J.T. (Org.) Segurança Pública – outros olhares, novas possibilidades. Brasília: SPM, 2009.

SALFATI, C. G. A European Perspective on the Study of Homicide. Guest Editor’s Introduction. Homicide Studies, v. 5, n. 4, nov. 2001, p. 286-291.

SDS-PE. Sistema de Informações Policiais – Infopol.Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco: Recife, 2013.

TEIXEIRA, Analba Brazão. Nunca você sem mim: homicidas-suicidas nas relações afetivo-conjugais. São Paulo: Annablume, 2009.

WEISELFISZ, Júlio Jacobo. Mapa da Violência 2012. Os Novos Padrões da Violência Homicida no Brasil. São Paulo: Instituto Sangari, 2012a.

WEISELFISZ, Júlio Jacobo. Mapa da Violência 2012. A Cor dos Homicídios no Brasil. São Paulo: Instituto Sangari, 2012b.

ZALUAR, Alba. Violência e crime:saída para os excluídos ou desafios para a democracia? In: ZALUAR, Alba. Integração Perversa: Pobreza e Tráfico de Drogas.Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2004, p. 217-278.

Downloads

Publicado

22-11-2021

Como Citar

PORTELLA, Ana Paula; DO NASCIMENTO, Marília Gomes. Impactos de gênero na redução da mortalidade violenta: reflexões sobre o Pacto pela Vida em Pernambuco. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 48–68, 2021. DOI: 10.31060/rbsp.2014.v8.n1.355. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/355. Acesso em: 28 mar. 2024.