Fluxo Editorial - Edições especiais e Dossiês

EDIÇÕES ESPECIAIS E DOSSIÊS

A Revista Brasileira de Segurança Pública, além de suas edições regulares, realiza periodicamente a publicação de edições especiais e dossiês. Esses são propostos e organizados por editores(as) convidados(as), com doutorado concluído e trajetória acadêmica relevante para a temática sugerida. As temáticas são propostas por editores(as) convidados(as), desde que estejam de acordo com nosso foco e escopo. O cronograma é estabelecido previamente entre comitê editorial e convidados(as), contemplando prazos condizentes à execução do projeto, sendo posteriormente publicado na barra de notícias do site.

Todas as decisões editoriais referentes à edição especial ou seção de dossiê temático são responsabilidade de editores(as) convidados(as), como desk review, indicação de pareceristas, aceite ou rejeição de submissão, entre outras. Entretanto, durante todo o projeto a equipe técnica e editorial realiza acompanhamento dos(as) editores(as) convidados(as), de modo a garantir suporte e conformidade às normas e diretrizes da RBSP. De modo a assegurar a excelência do processo editorial da RBSP, todos os artigos escritos por editores(as) convidados(as) devem passar pelo processo de revisão duplo-cega, sendo que desde o desk review até a decisão final de aprovação serão responsabilidade da editora da RBSP. É importante destacar que, para atender ao requisito de exogeneidade exigido pelos indexadores nos quais a revista está indexada e visando uma prática editorial mais rigorosa, os editores só poderão participar como autores ou coautores em, no máximo, 20% dos artigos publicados em cada edição. Isso significa que, pelo menos, 80% dos textos devem contar com colaborações de autores externos à instituição editora e organizadores da edição.

Para facilitar a compreensão das diretrizes e fluxos da RBSP, um guia detalhado será
fornecido aos convidados, contendo todas as normas, informações e passos necessários.

O que é um dossiê?

Trata-se de um compilado curto de textos que reflitam sobre determinada temática que possua impacto e relevância para o contexto atual do campo da Segurança Pública. No máximo de textos: sete.

O que é um suplemento especial?

As edições especiais são compostas por um número maior de trabalhos que possam
trazer uma perspectiva mais ampla das discussões em torno de temáticas de alta relevância
para o contexto atual, podendo se relacionar ao debate e consolidação de projetos, políticas
públicas, áreas de pesquisa em ascensão ou clássicas. No máximo de textos: dezoito.

Fluxo editorial

O fluxo de Edições especiais e dossiês se inicia com a abertura de uma chamada específica para trabalhos e com prazo para encerramento dos envios. Os trabalhos recebidos compõem um fluxo à parte, cujos textos são submetidos apenas para as chamadas. Assim, textos que não forem aceitos para publicação em edição especial ou dossiê serão rejeitados, podendo ser novamente submetidos ao fluxo regular da RBSP, passando por todas as etapas de avaliação. O fluxo editorial de edições especiais e dossiês segue as mesmas regras do fluxo regular, de acordo com as etapas abaixo elencadas:


Etapa 1: Aceite da submissão do texto pelos editores. Os trabalhos enviados serão apreciados pela comissão editorial (em até 30 dias) para verificação de eventual plágio, por meio de um software livre, e adequação do artigo à política editorial, ao Código de Ética e às normas de submissão. Caso o texto seja aprovado nesta primeira fase, ele será encaminhado pelo(a) editor(a) responsável para avaliação às cegas por pareceristas ad hoc que demonstram expertise no campo.


Etapa 2: Encaminhamento aos pareceristas. Consiste no convite a dois especialistas na área, com titulação necessária à revisão por pares, para emitir o parecer sobre o artigo. Cada parecerista tem 60 dias para verificar a pertinência do artigo à política editorial, à adequação teórico-metodológica do texto com relação aos objetivos propostos e à contribuição dos resultados para a área de segurança pública. Os pareceres podem: (a) indicar a publicação sem revisão; (b) indicar a publicação, desde que sejam feitas revisões; (c) submeter novamente para a avaliação do parecerista, após a realização das mudanças solicitadas; ou (d) rejeitar o texto para a publicação.


Etapa 3: Revisão do manuscrito. Envio dos pareceres emitidos aos autores para que o texto seja adequado, caso necessário, no prazo estabelecido pelos editores (entre 60 e 90 dias). A RBSP se reserva ao direito de rejeitar textos cujas mudanças não forem encaminhadas no prazo estabelecido.

 

Etapa 4: Aceite para publicação. Envio do texto revisto pelos autores aos editores para confirmação de que as mudanças sugeridas pelos pareceristas foram adequadamente incorporadas no texto, autorizando sua inserção no dossiê ou edição especial. Os editores se reservam ao direito de rejeitar aqueles manuscritos que não se adequarem às solicitações dos pareceristas.


Etapa 5: Revisão para publicação. Encaminhamento, pela equipe editorial , do texto aceito para revisão ortográfica, gramatical e estilística. Os textos, já revisados, passarão por aprovação e adequação dos autores antes da publicação. Caso os autores não respondam às sugestões dos revisores dentro do prazo estipulado, as sugestões serão consideradas aceitas. A revisão visa assegurar a compreensibilidade e qualidade formal dos artigos veiculados na Revista. A comissão editorial se reserva o direito de não publicar artigos cuja reformulação desconsidere as sugestões do(a) corretor(a) sem justificação razoável.
Etapa 6: Publicação dos trabalhos no site da RBSP, após diagramação dos textos.

Para maiores esclarecimentos e dúvidas sobre o fluxo editorial de dossiês e edições especiais
contatar a equipe da RBSP através do email revista@forumseguranca.org.br.