Entre holofotes e fracassos
a experiência do Programa Ronda do Quarteirão no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2019.v13.n1.1059Palavras-chave:
Ronda do Quarteirão, Polícia comunitária, Nova políciaResumo
Este artigo aborda o Programa Ronda do Quarteirão, segmento da polícia militar concebido e implementado em 2007 no Ceará e apresentado pelo governo estadual como uma proposta de polícia comunitária, a “Polícia da boa vizinhança”. O marketing político e estético por trás das propagandas enfatizava as possíveis mudanças que a sofisticada infraestrutura de trabalho do programa traria. A partir de 2008, no entanto, alguns episódios envolvendo ações policiais e comportamentos considerados desviantes por parte dos agentes de segurança que atuavam no Programa Ronda do Quarteirão suscitaram discussões sobre a viabilidade desta “nova polícia”. Percebeu-se, assim, que para além de uma proposta diferencial de polícia para o estado, de caráter preventivo e de proximidade, a recorrência a práticas de caráter repressivo por parte de seus agentes continuou a ser o modus operandi da segurança pública em seu conjunto.
Downloads
Referências
ACIDENTES destroem viaturas. Diário do Nordeste Online. Fortaleza, 19 out. 2009.
ARAÚJO, Letícia de Sousa. Entre vigilâncias e ilegalismos: cotidiano e práticas policiais do Ronda do Quarteirão no Ceará. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
BARREIRA, César. Cotidiano despedaçado: cenas de uma violência difusa. Fortaleza: Pontes, 2008.
BAYLEY, David H; SKOLNICK, Jerome H. Policiamento Comunitário: questões e práticas através do mundo. São Paulo: Edusp, 2002.
BRETAS, Marcos Luiz. A guerra das ruas: povo e polícia na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997.
CEARÁ. Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Projeto Ronda do Quarteirão. Fortaleza: SSPDS, 2007. CHEGAM viaturas para o Ronda do Quarteirão. Diário do Nordeste Online. Fortaleza, 8 ago. 2007.
DUARTE, Anderson. Policiamento Comunitário e Educação: discursos de produção de uma “Nova polícia”. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
ELIAS, Norbert. Escritos & Ensaios. v. 1. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. ESPECIALISTAS alertam para formação policial. Diário do Nordeste Online. Fortaleza, 8 nov. 2007.
GAROTO morto com tiro de PM. Diário do Nordeste Online. Fortaleza, 26 jul. 2010.
OLIVEIRA, Luiz Roberto Cardoso de. Direito legal e insulto moral. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. PMS EXPULSOS por praticar ‘pega’. Diário do Nordeste Online. Fortaleza, 24 fev. 2012.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução: Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO Experimental, Editora 34, 2005.
ROLIM, Marcos. A síndrome da rainha vermelha: policiamento e segurança pública no século XXI. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
RONDA DO QUARTEIRÃO entra em operação hoje. Diário do Nordeste Online. Fortaleza, 21 nov. 2007.
RONDA É APROVADO por 72% dos fortalezenses. O Povo Online. 12 set. 2008.
RONDA FRUSTRA moradores. Diário do Nordeste Online. Fortaleza, 23 nov. 2007.
SEGURANÇA recebe 286milhões. Diário do Nordeste Online. Fortaleza, 22 nov. 2007.
SENASP. Curso nacional de multiplicador de polícia comunitária. 4. ed. Brasília, DF: Senasp, 2010.
SOARES, Luiz Eduardo. (2003). Novas políticas de segurança pública. Estudos Avançados, v. 17, n. 47, p. 75-96, 2003.
SOUSA, Emanuel Bruno Lopes de. Ronda do Quarteirão: um “acontecimento” na política de segurança pública? Dissertação (Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2008.
TROJANOWICZ, Robert; BUCQUEROUX, Bonnie. Policiamento comunitário: como começar. Rio de Janeiro: POLICIALERJ, 1994. In: SENASP. Curso nacional de multiplicador de polícia comunitária. 4 ed. Brasília, DF: Senasp, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Segurança Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.