Dossiê: Violência em contexto escolar e escola em contexto violento – Parte II

Autores

  • Valéria Cristina de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte / MG
  • Flávia Pereira Xavier Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte / MG

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2019.v13.n2.1246

Palavras-chave:

Violência nas escolas

Resumo

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Cristina de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte / MG

É pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Sociologia pelo Departamento de Sociologia da UFMG (2009), com estágio na Florida State University (2014/2015), mestrado em Sociologia (2009) e graduação em Ciências Sociais (2006), ambos pela UFMG. Possui experiência em análise quantitativa de informações, com ênfase em temas referentes à sociologia da violência e do conflito por meio de trabalhos sobre vitimização, efeitos de vizinhança e gestão da informação de segurança pública. Suas publicações estão relacionadas aos temas da vitimização; efeitos de vizinhança e medo de vitimização.

Flávia Pereira Xavier, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte / MG

Mestre e doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (Nupede) e desenvolve pesquisas nas áreas de Avaliação Educacional, Sociologia da Educação e Estratificação Educacional.

Referências

ALVES, Maria Teresa Gonzaga e SOARES, José Francisco e XAVIER, Flavia Pereira. desigualdades educacionais no ensino fundamental de 2005 a 2013: hiato entre grupos sociais. Revista Brasileira de Sociologia - RBS, v. 4, n. 7, p. 49, 1 Jul 2016.

CAPES. catálogo de teses & dissertações.

CRUZ, Priscila e MONTEIRO, Luciano. anuário Brasileiro da educação Básica 2019. . São Paulo: [s.n.], 2019.

LIMA, Leonardo Claver Amorim. Da universalização do ensino fundamental ao desafio de democratizar o ensino médio em 2016: o que evidenciam as estatísticas? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, n. 231, p. 268–284, 2011.

OLIVEIRA, Romualdo Portela e ARAÚJO, Gilda Cardoso. Qualidade do ensino Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação *. Revista Brasileira de Educação, n. 28, p. 5–24, 2005.

SOARES, Sergei Suarez Dillon e NASCIMENTO, Paulo A. Meyer M. evolução do desempenho cognitivo dos jovens brasileiros no Pisa.

Downloads

Publicado

20-12-2019

Como Citar

DE OLIVEIRA, Valéria Cristina; XAVIER, Flávia Pereira. Dossiê: Violência em contexto escolar e escola em contexto violento – Parte II. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 102–105, 2019. DOI: 10.31060/rbsp.2019.v13.n2.1246. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/rbsp/article/view/1246. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Violência em contexto escolar e escola em contexto violento