Direitos Humanos: diálogo entre policiais e comunidade no contexto de pacificação no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2014.v8.n1.363Palavras-chave:
Segurança pública, políticas públicas, direitos humanos, UPP, favelas, pacificação.Resumo
A partir da experiência de Gestão Social do Programa Territórios da Paz da SEASDH/RJ, no conjunto de favelas do Borel no Rio de Janeiro, elaborou-se um diagnóstico que permitiu elencar as principais dificuldades para moradores e policiais da UPP em seu cotidiano. Pode-se perceber que parte dos conflitos relatados é baseada em desconhecimento de direitos e deveres e na falta de diálogo efetivo entre os dois lados. Propõe-se que a experiência de uma formação compartilhada em Direitos Humanos, capaz de integrar policiais da UPP e moradores das favelas do Borel pode, se exitosa, ser replicada para as demais áreas pacificadas.
Downloads
Referências
MISSE, Daniel Ganem; CARVALHO, Rodrigo. Policiamento comunitário no Rio de Janeiro. In: CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 16, 2007. Anais...CONPEDI, v. 2, n. 1, p. 6670-6681.
NUSSBAUM, Martha. Not for Profit:Why democracy needs the humanities.Princeton (NJ): Princeton University Press, 2010.
ONU. Código de Conduta para os Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei. Resolução 34/169, de 17 de dezembro de 1979.
RIO DE JANEIRO. Decreto estadual nº. 42.787, de 6 de janeiro de 2011, Dispõe sobre a implantação, estrutura, atuação e funcionamento das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) no Estado do Rio de Janeiro e dá outras providências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Segurança Pública
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.