Policiamento Orientado à Solução de Problemas na Polícia Militar do Estado de Santa Catarina – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2015.v9.n1.451Palavras-chave:
Polícia. Direitos humanos. Capacitação profissional. Segurança pública.Resumo
Além de demonstrar o Policiamento Orientado à Solução de Problemas e sua metodologia como estratégia e ferramenta de preservação da ordem pública utilizada pela 1ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, o presente estudo visa apresentar e disseminar alternativa de policiamento complementar ao método tradicional de policiamento essencialmente reativo. A pesquisa de estudo de caso revelou uma evolução na forma de policiamento, focada na prevenção mediante aproximação com a população, sedimentando parcerias que procuram agir de maneira criativa sobre as causas do problema e direcionando o policiamento para a construção de soluções que busquem gerar qualidade de vida. Apresenta-se que a adoção do Policiamento Orientado à Solução de Problemas como estratégia complementar ao policiamento tradicional constitui-se em importante ferramenta de gerenciamento para ações de polícia ostensiva, afastando o empirismo e tornando técnico e profissional a prestação de segurança à sociedade catarinense.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Justiça. Curso de policiamento orientado para o problema. Brasília (DF), 2009.
CAMPOS, Ricardo. Utilização do método Iara pelo Conseg do Centro de Florianópolis. Florianópolis, 19 jun. 2013. Entrevista concedida a Igor Araújo B. de Morais.
CLARKE, Ronald V.; ECK, John E. Análise de crime para solucionadores de problemas em 60 pequenos passos. Trad. Alessandro Souza Soares.
DALMARCO, Vânio Luiz. Prevenção ao crime: uma estratégia para tornar as comunidades mais seguras. Santa Catarina, 2004.
HIPÓLITO, Marcello Martinez; TASCA, Jorge Eduardo. Superando o mito do espantalho: uma polícia orientada para a resolução dos problemas de segurança pública. Florianópolis: Insular, 2012.
MAFRA, Carlos Alberto. Instalação de residências para policiais militares em estabelecimentos de ensino: uma concepção de policiamento orientado para a solução de problemas.
GOLDSTEIN, Herman. Policiando uma sociedade livre. Trad. Marcello Rollemberg. São Paulo: Edusp, 2003.
MARCINEIRO, Nazareno. Polícia comunitária: construindo segurança nas comunidades. Florianópolis: Insular, 2009.
MONET, Jean-Claude. Polícias e sociedades na Europa. Trad. Mary Amazonas Leite de Barros. 2 ed. São Paulo: Edusp, 2002.
PALADINO, Daniel. Parceria do MPSC com o Conseg do Centro de Florianópolis. Florianópolis, 20 jun. 2013. Entrevista concedida a Igor Araújo Barros de Morais.
ROLIM, Marcos. A síndrome da rainha vermelha: policiamento e segurança pública no século XXI. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Segurança Pública. Polícia Militar de Santa Catarina. Plano de Comando. Florianópolis, nov. 2011.
SKONIECZNY, Turíbio. O policiamento orientado para a solução de problemas (Posp) como ferramenta para a polícia comunitária na cidade de Lages (SC). Florianópolis, 2009.
TASCA, Jorge Eduardo. Policiamento orientado para o problema: uma proposta de implementação na Polícia Militar de Santa Catarina. Florianópolis, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Segurança Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.