Policiamento Orientado à Solução de Problemas na Polícia Militar do Estado de Santa Catarina – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2015.v9.n1.451Palavras-chave:
Polícia. Direitos humanos. Capacitação profissional. Segurança pública.Resumo
Além de demonstrar o Policiamento Orientado à Solução de Problemas e sua metodologia como estratégia e ferramenta de preservação da ordem pública utilizada pela 1ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, o presente estudo visa apresentar e disseminar alternativa de policiamento complementar ao método tradicional de policiamento essencialmente reativo. A pesquisa de estudo de caso revelou uma evolução na forma de policiamento, focada na prevenção mediante aproximação com a população, sedimentando parcerias que procuram agir de maneira criativa sobre as causas do problema e direcionando o policiamento para a construção de soluções que busquem gerar qualidade de vida. Apresenta-se que a adoção do Policiamento Orientado à Solução de Problemas como estratégia complementar ao policiamento tradicional constitui-se em importante ferramenta de gerenciamento para ações de polícia ostensiva, afastando o empirismo e tornando técnico e profissional a prestação de segurança à sociedade catarinense.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Justiça. Curso de policiamento orientado para o problema. Brasília (DF), 2009.
CAMPOS, Ricardo. Utilização do método Iara pelo Conseg do Centro de Florianópolis. Florianópolis, 19 jun. 2013. Entrevista concedida a Igor Araújo B. de Morais.
CLARKE, Ronald V.; ECK, John E. Análise de crime para solucionadores de problemas em 60 pequenos passos. Trad. Alessandro Souza Soares.
DALMARCO, Vânio Luiz. Prevenção ao crime: uma estratégia para tornar as comunidades mais seguras. Santa Catarina, 2004.
HIPÓLITO, Marcello Martinez; TASCA, Jorge Eduardo. Superando o mito do espantalho: uma polícia orientada para a resolução dos problemas de segurança pública. Florianópolis: Insular, 2012.
MAFRA, Carlos Alberto. Instalação de residências para policiais militares em estabelecimentos de ensino: uma concepção de policiamento orientado para a solução de problemas.
GOLDSTEIN, Herman. Policiando uma sociedade livre. Trad. Marcello Rollemberg. São Paulo: Edusp, 2003.
MARCINEIRO, Nazareno. Polícia comunitária: construindo segurança nas comunidades. Florianópolis: Insular, 2009.
MONET, Jean-Claude. Polícias e sociedades na Europa. Trad. Mary Amazonas Leite de Barros. 2 ed. São Paulo: Edusp, 2002.
PALADINO, Daniel. Parceria do MPSC com o Conseg do Centro de Florianópolis. Florianópolis, 20 jun. 2013. Entrevista concedida a Igor Araújo Barros de Morais.
ROLIM, Marcos. A síndrome da rainha vermelha: policiamento e segurança pública no século XXI. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Segurança Pública. Polícia Militar de Santa Catarina. Plano de Comando. Florianópolis, nov. 2011.
SKONIECZNY, Turíbio. O policiamento orientado para a solução de problemas (Posp) como ferramenta para a polícia comunitária na cidade de Lages (SC). Florianópolis, 2009.
TASCA, Jorge Eduardo. Policiamento orientado para o problema: uma proposta de implementação na Polícia Militar de Santa Catarina. Florianópolis, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Segurança Pública
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.