A medição de desempenho no serviço de Perícia Criminal: proposição e aplicação em uma unidade pericial

Autores

  • Claudio Vilela Rodrigues
  • José Carlos de Toledo

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2017.v11.n1.786

Palavras-chave:

Medição de desempenho. Gestão de operações de serviços públicos. Perícia criminal. Qualidade em Serviços públicos.

Resumo

A sociedade brasileira demanda serviços públicos de qualidade, incluindo o serviço de Perícia Criminal. Esse órgão produz a prova técnico-científica e carece de um instrumento de medição de desempenho, para auxiliar os gestores. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver e implementar um instrumento de medição de desempenho que preenchesse esta lacuna na Perícia Criminal. Utilizou-se o método da pesquisa-ação em uma unidade pericial. O resultado foi a implementação de um instrumento de medição, que consiste em um indicador composto pelos seguintes indicadores: o percentual de laudos em atraso, percentual de laudos disponibilizados em relação aos exames requisitados e o número de reclamações por ano. O instrumento permite avaliar os peritos, as unidades periciais, os gestores e o órgão, e apresentou boa aceitação, por fazer sentido prático, possibilitar benchmarking e melhorias nas operações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Vilela Rodrigues

Professor do Ensino Superior nas áreas de Gestão de Operações e Administração Pública. Pós-Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.Doutor em Engenharia de Produção pela UFSCar. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras UFLA. Graduado em Direito e Matemática.

José Carlos de Toledo

Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo - USP.Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Graduado em Engenharia de Produção pela USP.

Referências

AUSTIN, R.; GITTEL, J. H. Anomalies of measurement: when it works, but should not. In: NEELY, A. (Org.). Business performance measurement: unifying theory and integrating practice. 2 e. Cambridge/UK: Cambridge University Press, 2007.

BEHN, R. Why measure performance? Different purposes require different measures. Public Administration Review, v.63, n.5, p.586-606, 2003.

BELLUCO, C. G. Indicadores de produtividade aplicados à criminalística da Polícia Federal. 2012. 89f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, RJ, 2012.

BELLUCO, C. G.; PIMENTA, R. C. Indicadores de produtividade aplicados à criminalística da Polícia Federal. In: VASCONCELOS, F. C.; FONTES FILHO, R.; TSUNODA, M. A. (Org.). Gestão pública: a perícia criminal em foco. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013, 412p.

BOURNE, M. et al. The success and failure of performance measurement initiatives: perceptions of participating managers. International Journal of Operations & Production Management, v.22, n.11, p.1288-1310, 2002.

BRASIL. Ministério da Justiça – Secretaria Nacional de Segurança Pública. FIGUEIREDO, I. S.; PARESCHI, A. C. C. (Org.). Diagnóstico da Perícia Criminal no Brasil. Brasília, 2012.

CAUCHICK MIGUEL, P. A.; HO, L.L. O levantamento tipo survey. In: CAUCHIK MIGUEL, P.A. (Org.) Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CORRÊA, H. L.; CAON, M. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2006. 479 p.

COUGHLAN, P.; COGHLAN, D. Action research for operations management. International Journal of Operations & Production Management, v.22, n.2, p.220-240, 2002.

GONÇALVES, M. N. Impacto dos laudos de homicídio e de latrocínio junto aos operadores do direito e às sentenças judiciais: o caso da perícia criminal do Instituto de Criminalística no âmbito do Distrito Federal. 2013. 103f. Dissertação (Mestrado em Administração). Escola Brasileira de Administração Pública, FGV, RJ, 2013.

HOUCK, M. et al. The balanced scorecard: sustainable performance assessment for forensic laboratories. Science and Justice, v.52, n. 4, p.209–216, 2012.

JACOBS, R.; SMITH, P.; GODDARD, M. The development of composite indicators to measure health care performance. In: NEELY, A. (Org.). Business performance measurement: unifying theory and integrating practice. 2 e. Cambridge/UK: Cambridge University Press, 2007, p.383-407.

JOHNSTON, R.; CLARK, G. Service operations management: improving service delivery. 2 e. London: Prentice Hall, 2005.

KING, W.; MAGUIRE, E. Assessing the performance of systems designed to process criminal forensic evidence. Forensic Science Policy & Management, v.1, n.1, p.159-170, 2009.

LAJES JÚNIOR, M.; BONATO, F.K. Minidicionário de termos, expressões e siglas de planejamento e controle da produção. Goiânia: FUNAPE/DEPECAC, 2010.

LIMA, F. F.; GOLDSZMIDT, R. G. B. Determinantes do desempenho em laudos de criminalística no Departamento de Polícia Federal: uma abordagem multinível. In: VASCONCELOS, F.; FONTES FILHO, R.; TSUNODA, M. A. (Org.). Gestão pública: a perícia criminal em foco. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013, 412 p.

NEELY, A. et al. Getting the measure of your business: strategy and performance. Cambridge/UK: Cambridge University Press, 2002.

NEWMAN, J.; DAWLEY; D.; SPEAKER, P. J. Strategic management of forensic laboratory resources: from project foresight metrics to the development of action plans. Forensic Science Policy & Management, v.2, n.4, p.164-174, 2011.

PAIM, R. et al. Gestão de processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009.

PIDD, M. Measuring the performance of public services: principles and practice. Cambridge/UK: Cambridge University Press, 2012.

PIKE, S.; ROOS, G. The validity of measurement frameworks: measurement theory. In: NEELY, A. (Org.). Business performance measurement: unifying theory and integrating practice. 2 e. Cambridge/UK: Cambridge University Press, p.218-235, 2007.

PINHO, J. A. G.; SACRAMENTO, A. R. S. Accountability: já podemos traduzi-la para o português? Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, v. 43, n. 6, nov./dez., pp. 1343-1368, 2009.

POISTER, T. H. Measuring performance in public and nonprofit organizations. São Francisco/CA: Jossey Bass, 2003.

RODRIGUES, C. V. Perícia criminal: uma abordagem de serviços. 2010. 255f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Departamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 3 e. São Paulo: Atlas, 2009.

THIOLLENT, M. Pesquisa ação nas organizações. 2 e. São Paulo: Atlas, 2009, 165p.

Downloads

Publicado

08-03-2017

Como Citar

VILELA RODRIGUES, Claudio; DE TOLEDO, José Carlos. A medição de desempenho no serviço de Perícia Criminal: proposição e aplicação em uma unidade pericial. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 184–206, 2017. DOI: 10.31060/rbsp.2017.v11.n1.786. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/rbsp/article/view/786. Acesso em: 3 dez. 2024.