Gestão para resultados na segurança pública em Minas Gerais: uma análise sobre o uso de indicadores na gestão da Polícia Militar e no Sistema de Defesa Social
Palavras-chave:
Trabalho policial, Redes, Atividade paralelaResumo
Alinhavando argumentos e acontecimentos em torno das expressões “indicadores”, “desempenho organizacional”, “contratualização”,“gestão por resultados” e “segurança pública”, o artigo descreve a trajetória e os desafios enfrentados pela Polícia Militar deMinas Gerais, na incorporação da lógica de avaliação por indicadores, desde o final dos anos 1990, explicando como e porque foipossível, a partir do programa Polícia de Resultados, utilizar a expertise acumulada pela Organização para, em 2004, inovar na gestãooperacional com tamanha profundidade que, em 2006, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Fundação JoãoPinheiro (FJP) propuseram ao governo conceder à PMMG o Prêmio Excelência em Gestão Pública. O texto enfoca a contratualizaçãode metas com o governo do Estado, mediante indicadores ligados ao planejamento governamental de longo prazo, marcando a “2ªgeração” de indicadores internos à PMMG. São identificados os aprimoramentos iminentes na coordenação estratégica da PolíciaMilitar, cuja base será composta por processos gerenciais em redes de Unidades, e esboçados os avanços possíveis na contribuiçãoque a PMMG vislumbra dar ao governo, em termos de desempenho de longo prazo do Sistema de Defesa Social.Downloads
Referências
MINAS GERAIS (Estado). Secretaria de Planejamento e Gestão. Acordo de Resultados que entre si celebram o governador do Estado de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Defesa Social, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, com a interveniência da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e da Secretaria de Estado da Fazenda. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, 2007.
REIS, G. P. dos. A Engenharia de produção aplicada às organizações de serviços em segurança pública: um estudo exploratório. Revista O Alferes. Belo Horizonte: Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da Polícia Militar de Minas Gerais, v. 20, nº 60, p. 11-49, jul.-dez. 2006a
REIS, G. P. Avaliação do desempenho de agências policiais militares: análise da cientificidade. Monografia (Pós-Graduação lato sensu em Segurança Pública). Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 2006b.
REIS, G. P. Projetos complexos de longo prazo na segurança pública: um estudo sobre vetores de análise e dimensões de gestão. Monografia (Pós-Graduação lato sensu em Gestão Estratégica da Segurança Pública). Belo Horizonte: Centro de Pós-Graduação e Pesquisa da Polícia Militar, 2009b.
REIS, G. P. dos; ARANTES, F. A. A Assessoria de Gestão para Resultados como instrumento de convergência entre planejamento, gestão e qualidade na Polícia Militar de Minas Gerais. Belo Horizonte: Seplag, 2009. (Projeto distinguido com Menção Honrosa no IV Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais)
SILVA, A. L. L. A. F. da. A conversão do conhecimento no desenvolvimento de serviços preventivos da Polícia Militar de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Administração Pública). Belo Horizonte: Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, 2009b.
SOARES, L. E. Sísifo e as políticas de segurança no Brasil. Porto Alegre: Gráfica Santa Rita, 2005.
SOUZA, R. V. de. Do Exército estadual à Polícia de Resultados: crise e mudança de paradigma na produção doutrinária da Polícia Militar de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Administração Pública). Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 2003.
SOUZA, R. V. de; REIS, G. P. dos. O controle da polícia no Brasil: uma introdução ao “Controle Científico da Polícia”. Revista O Alferes, n. 58. Belo Horizonte: Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da Polícia Militar de Minas Gerais, p. 11-61, jul.-dez. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Segurança Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.