Influência da violência dentro e fora da escola na proficiência escolar dos alunos da cidade do Recife
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2018.v12.n2.956Palavras-chave:
Violência nas escolasResumo
O impacto que a violência incide sobre o desempenho escolar dos alunos pode acarretar uma geração de trabalhadores com baixa produtividade e com esperança de salários menores no futuro, podendo levar a indivíduos potenciais criminosos devido à expectativa de baixos rendimentos com a atividade lícita. Este trabalho procura identificar o papel do ambiente no qual a escola se insere sobre o desempenho escolar, mais precisamente, mensurar de que forma o número de assassinatos no entorno da escola pode influenciar o desempenho escolar do aluno. Desse modo, usando técnicas de geoprocessamento de dados e modelos hierárquicos, o trabalho consegue mensurar o impacto do crime, avaliado por meio do número de homicídios, sobre o rendimento dos alunos, além de capturar o efeito que a escola tem sobre os mesmos. Tal análise, é possível uma vez que os modelos hierárquicos permitem decompor a variância da proficiência escolar entre características inerentes ao aluno e à escola encontrando, assim, o “efeito-escola”. Os resultados mostram que os homicídios têm impacto negativo sobre o desempenho escolar e que aproximadamente 6,5% do desempenho do estudante, medidos pelo coeficiente de correlação intraescolar, deve-se à diferença entre escolas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Aléssio Tony Cavalcanti de. Determinantes dos piores e melhores resultados educacionais dos alunos da rede pública de Ensino Fundamental no Brasil. Planejamento e Politicas Publicas, v. 42, 2014, pp. 147-188.
ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. O efeito das escolas no aprendizado dos alunos: um estudo com dados longitudinais no Ensino Fundamental. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 34, 2008, pp. 527-544.
ARAUJO, Júlia Rocha; SILVEIRA NETO, Raul da Mota. Efeito--Vizinhança E O Desempenho Escolar: O Caso Dos Estudantes Da Rede Pública De Ensino Da Cidade Do Recife. Anais do XLIV Encontro Nacional de Economia. 2018.
ARAUJO, Fernando; SIQUEIRA, Liedje. Determinantes do desempenho escolar dos alunos da 4ª série do ensino fundamental no Brasil. Economia e Desenvolvimento, Recife (PE), v. 9, n. 1, 2010.
ARRUDA, Rodrigo Gomes. 117 f. Três Ensaios sobre Economia da Educação. 2017. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco, 2017.
BOWEN, Natasha; BOWEN, Gary. Effects of Crime and Violence in Neighborhoods and Schools on the School Behavior and Performance of Adolescents. Journal of Adolescent Research, v. 14 n. 3, July 1999, pp. 319-342.
BECKER, Gary. Crime and Punishment: An Economic Approach. Journal of Political Economy, 1968.
BRUECKNER, Jan. Lectures Urban Economics. London: MIT Press Cambridge, 2011.
CONDEPE FIDEM
CRUZ, Cláudia Catarina Mendes Silva da. 182f. Modelos Multinível: Fundamentos e Aplicações. Dissertação (Mestrado) - Universidade Aberta, 2010.
DALY, Peter. How large are secondary school effects in Northern Ireland? School effectness and school improvement, v.2, n.4, 1991, pp. 305-323.
FÁVERO, Luiz Paulo et al. Análise de dados. Modelos de regressão com Excel, Stata e SPSS. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2014.
FÁVERO, Luiz Paulo et al. Métodos Quantitativos com Stata. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2014.
FERRÃO, Maria Eugênia; FERNANDES, Cristiano. Modelo multinível: Uma aplicação a dados de avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, n.22, 2000, pp. .
FERRÃO, Maria Eugênia. Introdução aos modelos de regressão multinível em educação. Campinas: Komedi, 2003.
FERRÃO, Maria Eugênia; BELTRÃO, Kaizô. Tracing schools which do not penalize over age students. 27th Annual Conference of the international association for education assessment. Rio de Janeiro, 2001.
GAMA, Victor Azambuja; SCORZAFAVE, Luiz Guilherme. Os efeitos da criminalidade sobre A proficiência escolar no ensino fundamental no município de São Paulo. Pesquisa e planejamento econômico, v. 43, n. 3, dez. 2013, pp. 447-478.
GUTIERREZ, Gabriela Carrasco. Estimação das escalas dos construtos capital social, capital cultural e capital económico e análise do efeito escola nos dados do Peru - PISA 2000. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2005.
HANUSHEK, Eric. The production of education, teacher quality, and efficiency. In: U.S. Office of Education. Do teachers make a difference? Washington, D.C.: Government Printing Office, 1970. pp. 79-99.
MACMILLAN, Ross; HAGAN, John. Violence in the transition to adulthood: adolescent victimization, education, and socioeconomic attainment in later life. Journal of research on adolescence, v. 14, n. 2, 2004, pp. 127-158.
MONTEIRO, Marcela Andreia Salgado P. D. Modelos de regressão multinível: uma aplicação na educação. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Minho, 2013.
RIBEIRO, Luiz César Queiroz; KOSLINSKI, Mariane. Fronteiras urbanas da democratização das oportunidades educacionais: o caso do Rio De Janeiro. 33º Encontro Anual da Anpocs, 2013.
ROMER, David. Advanced macroeconomics. 3. ed., New York: McGraw Hill. 2006.
RAUDENBUSH, Stephen; BRYK, Anthony. Hierarchical linear models. 2. ed., CA: Sage Publications, 2002.
SANT’ANNA, Maria Josefina Gabriel, SALATA, André Ricardo. Espaço Urbano e Desigualdade Social: efeito vizinhança e oportunidades educacionais. XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009.
SANTOS, Marcelo Justus; KASSOUF, Ana Lúcia. Uma investigação econômica da influência do mercado de drogas ilícitas sobre a criminalidade brasileira. Revista da Anpec, v.8, n.2, 2007, pp.187-2010.
SEABRA, Deborah; SILVEIRA NETO, Raul; MENEZES, Tatiane. Amenidades urbanas e valor das Residências: uma análise empírica para a cidade do Recife. Economia Aplicada, v. 20, n. 1, 2016, pp. 143-169.
SOARES, Tufi Machado. Influência do professor e do ambiente em sala de aula sobre a proficiência alcançada pelos alunos avaliados no simave 2002. Estudos em Avaliação Educacional, v. 28, 2003, pp. 103-123.
TEIXEIRA, Evandro Camargos; KASSOUF, Ana Lúcia. A relação entre violência nas escolas e desempenho escolar no estado de São Paulo em 2007: uma análise multinível. Rede de Economia Aplicada (REAP), 2011. (Working Paper 009).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Segurança Pública

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.