Controle interno da atividade policial: um estudo qualitativo sobre as Corregedorias Civis e Militares do Nordeste brasileiro

  • Cristina Maria Zackseski Universidade de Brasília
  • Edi Alves de Oliveira Neto UnB - Universidade de Barsília
  • Felipe da Silva Freitas Universidade de Brasília
Palavras-chave: Polícia, Corregedorias, Ouvidorias, Controle interno, Segurança Pública.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada nas corregedorias de Polícias Militar e Civil dos Estados do Nordeste do Brasil no ano de 2016, como parte de consultoria prestada ao Ministério da Justiça (MJ). Entre os resultados estão  diagnósticos sobre as estruturas físicas e organizacionais das corregedorias e da relação entre as instituições de controle interno com as de controle externo da atividade policial, e também a análise dos dados coletados em campo confrontados com os resultados de pesquisas sobre o mesmo objeto. O principal objetivo deste artigo então é apresentar um panorama geral da atual situação do controle interno da atividade polical na região destacada. A perspectiva de análise dos dados direciona-se para a questão da alta taxa de mortalidade da atividade policial, central no atual cenário de segurança pública no Brasil.

Biografia do Autor

Edi Alves de Oliveira Neto, UnB - Universidade de Barsília
Doutorando do SOL/UnB em sociologia, trabalhando as temãticas acerca da atividade policial e das instituiçõs policiais, principalmente, e também sobre violência no futebol, torcidas organizadas, sistema carcerário, direitos humanos, cinema e sociedade, segurança pública e sociedade, representações sociais e relação entre humanos e não-humanos. Atualmente é pesquisador do NEVIS-Unb (Núleo de Estudos sobr Violência e Segurança)
Publicado
2019-03-01