Controle interno da atividade policial: um estudo qualitativo sobre as Corregedorias Civis e Militares do Nordeste brasileiro

Autores/as

  • Cristina Maria Zackseski Universidade de Brasília
  • Edi Alves de Oliveira Neto UnB - Universidade de Barsília
  • Felipe da Silva Freitas Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2018.v12.n2.828

Palabras clave:

Polícia, Corregedorias, Ouvidorias, Controle interno, Segurança Pública.

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada nas corregedorias de Polícias Militar e Civil dos Estados do Nordeste do Brasil no ano de 2016, como parte de consultoria prestada ao Ministério da Justiça (MJ). Entre os resultados estão  diagnósticos sobre as estruturas físicas e organizacionais das corregedorias e da relação entre as instituições de controle interno com as de controle externo da atividade policial, e também a análise dos dados coletados em campo confrontados com os resultados de pesquisas sobre o mesmo objeto. O principal objetivo deste artigo então é apresentar um panorama geral da atual situação do controle interno da atividade polical na região destacada. A perspectiva de análise dos dados direciona-se para a questão da alta taxa de mortalidade da atividade policial, central no atual cenário de segurança pública no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edi Alves de Oliveira Neto, UnB - Universidade de Barsília

Doutorando do SOL/UnB em sociologia, trabalhando as temãticas acerca da atividade policial e das instituiçõs policiais, principalmente, e também sobre violência no futebol, torcidas organizadas, sistema carcerário, direitos humanos, cinema e sociedade, segurança pública e sociedade, representações sociais e relação entre humanos e não-humanos.

Atualmente é pesquisador do NEVIS-Unb (Núleo de Estudos sobr Violência e Segurança)

Citas

BRAGA, Raquel. Arquiteturas organizacionais, modelos de gestão e indicadores de eficiência das corregedorias e ouvidorias de polícia. Brasília: SENASP, 2006.

CANO, Ignacio; DUARTE, Thais Lemos. Análise das atividades correcionais no Brasil. Belo Horizonte, 2011.

GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS. Prevenção à infração disciplinar. Maceió: Gerência da Corregedoria Geral de Polícia Judiciária, 2016.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO. Relatório das atividades desenvolvidas pela Corregedoria Adjunta de Polícia Militar. São Luís: Corregedoria do Sistema Estadual de Segurança Pública. Março, 2016.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. As corregedorias dos órgãos de segurança pública no Brasil. Nota técnica. Brasília: SENASP, 2012.

INSTITUTO CIDADANIA. Projeto Segurança Pública para o Brasil. São Paulo, 2001.

LEMGRUBER, Julita; MUSUMECI, Leonarda; CANO, Ignacio. Quem vigia os vigias? Rio de Janeiro: Record, 2003.

MARTINEZ, F.; MOHOR, A. & TOCORNAL, X... Elementos introductorios: hacia uma concepción de La responsabilización policial. In. Responsabilidad Policial em Democracia: Uma proposta para América Latina. México: Cambio XXI, 2008.

MESQUITA NETO, Paulo. Violência policial no Brasil: abordagens teóricas e práticas de controle.

PANDOLFR, D.C. et al. (Orgs.). Cidadania, justiça e violência. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1999.S

ILVA, James Ribeiro (org.). Legislação Básica da Polícia Militar do Maranhão, 6a ed. rev. e atual. - São Luís: Comercial Segraf , 2014.

CGD. Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará.

SDS. Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco.

SENASP. Relatório de Atividades. Implantação do Sistema Único de Segurança Pública.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estimativa populacional de 2015.

ZAVERUCHA, Jorge. Frágil democracia. Collor, Itamar, FHC e os militares (1990 – 1998). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

ZAVERUCHA, Jorge. FHC, forças armadas e polícia: entre o autoritarismo e a democracia (1999 – 2002). Rio de Janeiro: Record, 2005.

Publicado

2019-03-01

Cómo citar

ZACKSESKI, Cristina Maria; DE OLIVEIRA NETO, Edi Alves; FREITAS, Felipe da Silva. Controle interno da atividade policial: um estudo qualitativo sobre as Corregedorias Civis e Militares do Nordeste brasileiro. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 66–90, 2019. DOI: 10.31060/rbsp.2018.v12.n2.828. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/rbsp/article/view/828. Acesso em: 26 nov. 2024.