O monitoramento eletrônico de apenados no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2011.v5.n2.100Palavras-chave:
Monitoramento eletrônico, Descarcerização, Reformas penaisResumo
O presente artigo descreve o processo de produção legislativa e as opções feitas nas leis recentemente aprovadasno Brasil, que tratam do monitoramento eletrônico de presos (Lei 12.258/10) e de acusados (Lei 11.403/11), paraem seguida analisar alguns projetos-piloto de monitoramento eletrônico de apenados desenvolvidos por estadosbrasileiros. Tendo como base as abordagens criminológicas que apontam para a dispersão e extensão dos mecanismosde controle punitivo na sociedade contemporânea, são apresentados, ao final, alguns critérios que deveriam orientara implementação de mecanismos eletrônicos de monitoramento no âmbito penal, objetivando a descarcerização e orespeito à dignidade humana de presos e acusados.Downloads
Referências
MACHADO, N. B. C.O monitoramento eletrônico e a viabilidade de sua utilização no ordenamento jurídico penal brasileiro. Monitoramento eletrônico: uma alternativa à prisão? Experiências internacionais e perspectivas no Brasil. Brasília: Ministério da Justiça, Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, 2008.
COHEN, S. Visions of social control. Cambridge: Polity Press, 1985.
CRUZ, R. S. M. Prisão cautelar: dramas, princípios e alternativas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006.
MAYA, A. M. A Lei 12.403/11 – as outras medidas cautelares.
GARLAND, D. A cultura do controle: crime e ordem social na sociedade contemporânea.Tradução, apresentação e notas André Nascimento. Rio de Janeiro: Revan, 2008.
JAPIASSÚ, C. E. A.; MACEDO, C. M. O Brasil e o monitoramento eletrônico. Monitoramento eletrônico: uma alternativa à prisão? Experiências internacionais e perspectivas no Brasil. Brasília: Ministério da Justiça, Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, 2008.
LOPES JR., A. Direito Processual Penal e sua conformidade constitucional. Rio de Janeiro: Lumen Juris, v. III. 2011.
MARIATH, C. R. Monitoramento eletrônico: liberdade vigiada. Net, Brasília, 2008.
MATTHEWS, R. Pagando tiempo: una introducción a la sociología del encarcelamiento. Barcelona: Bellaterra, 2003.
ZACKSESKI, C.O uso da tecnologia na segurança pública: um estudo sobre monitoramento eletrônico de liberdade nos saidões de presos no Distrito Federal. Revista Estudos Sediciosos, no prelo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Segurança Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.