"Aluno, ides comandar; aprendei a obedecer”. O magistério das Ciências Sociais e a formação policial

uma análise sobre a Academia de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul (ACADEPOL/RS) entre 1999 e 2020.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2023.v17.n1.1518

Palavras-chave:

Ensino policial, Sociologia, Formação policial

Resumo

O presente artigo visa compreender como a disciplina relacionada às Ciências Sociais foi organizada entre os anos de 2000 a 2020 na Academia de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul para os cursos de formação de policiais civis. O problema central estuda como foi desenvolvida a disciplina ligada às Ciências Sociais no período supracitado, incluindo conteúdo programático, escolha de docentes e carga horária respectiva de cada curso. Para atingir tal desiderato, utilizou-se documentação referente à seleção de docentes, critérios de escolha e como se desenvolveu a abordagem dos temas docentes e seus critérios de admissão. Concluiu-se que houve uma significativa mudança na forma de seleção dos professores no que tange à criação de critérios mais transparentes para contratação. No entanto, houve uma redução significativa na carga horária dos cursos, com consequente redução na qualidade de abordagem dos temas propostos. Atualmente, não há uma disciplina própria exclusiva vinculada às Ciências Sociais, mas, sim, uma disciplina abordando o tema junto à Psicologia.

 

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Publicado

14-02-2023

Como Citar

MARIMON, Saulo. "Aluno, ides comandar; aprendei a obedecer”. O magistério das Ciências Sociais e a formação policial: uma análise sobre a Academia de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul (ACADEPOL/RS) entre 1999 e 2020. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 269–319, 2023. DOI: 10.31060/rbsp.2023.v17.n1.1518. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/1518. Acesso em: 28 maio. 2024.