A atuação da patrulha escolar comunitária no município de ponta grossa à luz da teoria bioecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2023.v17.n2.1535Palavras-chave:
Patrulha Escolar Comunitária, Teoria Bioecológica, Desenvolvimento HumanoResumo
Pautada no policiamento comunitário, a Patrulha Escolar Comunitária - PEC é um programa desenvolvido no Estado do Paraná que atua de forma integrada ao ambiente escolar e em articulação com as comunidades em diversos municípios do estado, entre eles o município de Ponta Grossa. Considerando as características desse programa, este artigo tem por objetivo analisar a sua atuação no município de Ponta Grossa, à luz da Teoria Bioecológica. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura sobre a referida teoria e uma breve caracterização da PEC e na sequência analisou-se dados documentais PEC de Ponta Grossa PEC-PG de 2018 e 2019. Os resultados indicam um conjunto de ações educativas desenvolvidas em articulação com as escolas e de forma interativa com a comunidade local, o que confirma a atuação policial a nível do mesossistema dos alunos e abre um espaço intervenções que considerem as demandas de desenvolvimento humano dos alunos, superando o padrão tradicional de atuação policial.
Downloads
Referências
BATALHÃO DE PATRULHA ESCOLAR COMUNITÁRIA (BPEC). Histórico do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária. Ponta Grossa/PR, 2020a.
BATALHÃO DE PATRULHA ESCOLAR COMUNITÁRIA (BPEC). Relatórios da Polícia Militar do Paraná. Batalhão de Patrulha Escolar 2018 e 2019. Ponta Grossa/PR, 2020b.
BENETTI, I. C.; VIEIRA, M. L.; CREPALDI, M. A.; SCHNEIDER, D. R. Fundamentos da teoria bioecológica de Urie Bronfenbrenner. Pensando Psicologia, v. 9, n. 16. jan./dez. 2013.
BEZERRA, S. M. A. Educação em Direitos Humanos e a Mediação Escolar como Instrumento que possibilita a prática do aprendizado em Direitos Humanos. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Centro de Ciências Jurídicas, Universidade de Fortaleza, Fundação Edson Queiroz, Fortaleza, 2008.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei Nº 13.140, de 26 de junho de 2015. Dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública [...]. Brasília, 26 de junho de 2015.
BRONFENBRENNER, U. Ecology of the family as a context for human development. Developmental Psychology, v. 22, n. 6, p. 723-742, 1986.
BRONFENBRENNER, U. Ecological systems theory. In: VASTA, R. (Ed.). Six theories of child development: Revisad formulations and current issues. London: Jessica Knigsley Publishers, 1992, p. 187-250.
BRONFENBRENNER, U. The ecology of cognitive development: Research models and fugitive findings. In: WOZNIAK, R.; FISCHER, K. (Eds.). Development in context: Acting and thinking in specific environments. Hillsdale/NJ: Erlbaum, 1993, p. 3-44.
BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Trad.: M. A. V. Veronese. Porto Alegre: Artmed, 1996.
BRONFENBRENNER, U. The bioecological theory of human development. In: BRONFENBRENNER, U. (Org.). Making human beings human: Bioecological perspectives on human development. Thousand Oaks/CA, Sage, 2001/2005, p. 3-15.
BRONFENBRENNER, U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed, 2011.
BRONFENBRENNER, U.; CECI, S. J. Nature-nurture reconceptualized in developmental perspective: A bioecological model. Psychological Review, v. 101, p. 568-586, 1994.
BRONFENBRENNER, U.; MORRIS, P. A. There ecology of developmental process. In: DAMON, W.; LERNER, R. M. (Eds.). Handbook of child psychology: Theoretical models of human development. v. 1, 5 ed. New York: John Wiley, 1998, p. 993-1029.
BRONFENBRENNER, U.; MORRIS, P. A. The bioecological model of human
development. In: DAMON, W.; LERNER, R. M. (Eds.). Handbook of child psychology: Theoretical models of human development. New York: John Wiley, 2006, p. 793-828.
CANÁRIO, R. A escola: das “promessas” às “incertezas”. Educação Unisinos, v. 12, n. 2, p. 73-81, mai./ago. 2008.
CARVALHO, A. D. Da violência como anátema à educação como projecto antropológico: algumas questões e perplexidades. In: HENNING, L. M. P.; ABBUD, M. L. M. Violência, indisciplina e educação. Londrina: Eduel, 2010, p. 19-25.
COSTA, J. F. Violência e psicanálise. Rio de Janeiro: Graal, 1986.
EUA. Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Disponível em: https://dare.org/why-d-a-r-e/.
JOHNSON, E. S. Ecological Systems and Complexity Theory: Toward an Alternative Model of Accountability in Education. Complicity, v. 5, n. 1, p. 1-10, 2008.
LERNER, R. M. Prefácio. In: BRONFENBRENNER, U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Trad.: A. Carvalho Barreto. Porto Alegre: Artmed, 2005/2011, p. IX-XXV.
MASSON, G. Materialismo histórico e dialético: uma discussão sobre as categorias centrais. Práxis Educativa, v. 2, n. 2, p. 105-114, 2007.
MARX, K; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
MESQUITA NETO, P. Policiamento comunitário e prevenção do crime: a visão dos coronéis da Polícia Militar. Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 103-110, jan./mar. 2004.
MILANI, F. M. Cultura de paz x violência: papel e desafios da escola. In: MILANI, F. M.; JESUS, R. C. D. P. (Orgs.). Cultura de paz: estratégias, mapas e bússolas. Salvador: INPAZ, 2003.
MOTA, M. E. Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em Psicologia, v. 13, n. 2, p. 105-111, 2005.
MUNIZ, J.; LARVIE, S. P.; MUSUMECI, L.; FREIRE, B. Resistências e dificuldades de um programa de policiamento comunitário. Tempo Social, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 197-213, 1997.
PARANÁ. Lei Nº 15.745, de 20 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o efetivo da polícia militar do paraná fica acrescido em 200 policiais-militares, os quais serão distribuídos, por postos e graduações, conforme especifica e adota outras providências.
PRATI, E. P.; COUTO, M. C. P. P.; MOURA, A.; POLETTO, M.; KOLLER, S. H. Revisando a inserção ecológica: uma proposta de sistematização. Psicologia, Reflexão e Crítica, v. 21, n. 1, p.160-169, 2008.
SEIDEL, D. (Org.) Mediação de Conflitos: a solução de muitos problemas pode estar em suas mãos. Brasília: Vida e Juventude, 2007.
SIFUENTES, T. R.; DESSEN, M. A.; OLIVEIRA, M. C. S. L. Desenvolvimento humano: desafios para a compreensão das trajetórias probabilísticas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 23, n. 4, p. 379-386, 2007.
SILVA, S. C.; TREJOS-CASTILLO, E. O desenvolvimento humano de adolescentes nos limites do cárcere: uma análise a partir do contexto sociopolítico e cultural no Brasil e nos EUA. Anais XXXII Congreso Internacional Alas Peru, Lima, Peru, dez. 2019.
SILVA, A. G.; GIMENIZ-PASCHOAL, S. R. Pesquisas sobre o programa educacional de resistência às drogas e à violência (PROERD). Revista LEVS, n. 6, p. 102-114, dez. 2010.
SKOLNICK, J. H.; BAYLEY, D. H. Policiamento Comunitário: Questões e práticas através do mundo. v. 6. São Paulo: Edusp, 2002.
SWATOWISKI, F. W. Validação da escala de atributos pessoais no contexto (EAPC) social. Dissertação (Mestrado em Ciências do Desenvolvimento Humano) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
TUDGE, J. A teoria de Urie Bronfenbrenner: uma teoria contextualista?.
![](https://revista.forumseguranca.org.br/public/journals/1/submission_1535_2172_coverImage_pt_BR.png)
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Segurança Pública
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.