Efeitos da Exposição à Mídia Violenta

Uma Revisão Sistemática da Literatura (2012-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2024.v18.n2.1879

Palavras-chave:

Violência, Mídia, Exposição

Resumo

O artigo analisa de forma sistemática a literatura empírica sobre mídia e violência nos últimos dez anos. Como parte de um relatório maior, o texto concentra-se em 35 artigos que analisaram os efeitos da exposição a conteúdos violentos. Apesar de apresentar diferentes níveis de robustez, esta literatura demonstra que a exposição ao conteúdo violento tem diversos efeitos deletérios e duradouros, especialmente entre os jovens. Esses incluem comportamento agressivo, transtornos mentais, alterações cerebrais, piora no sono e na alimentação e alterações nas percepções. O texto também procura documentar quais políticas e fatores protetivos podem ser utilizados para amenizar essas externalidades negativas. Os resultados encontrados sugerem que a exposição infantil à violência midiática tem diversos efeitos prejudiciais, incluindo comportamento violento e agressivo, estresse pós-traumático, ansiedade e depressão, dentre outros. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tulio Kahn, Fundação Espaço Democrático

Sociólogo formado pela PUC de São Paulo, com mestrado e doutorado em Ciência Política pela USP, Tulio Kahn é consultor da Fundação Espaço Democrático e do IPEA e foi consultor da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, atuando na Coordenadoria de Análise e Planejamento de 2003 a 2011.

Roger Ferreira, Jornalista

Jornalista (ECA-USP) e mestre em Ciência Política (FFLCH-USP),  atuou em redações (Folha de S.Paulo e Veja) e campanhas eleitorais, foi secretário de Comunicação do Governo de São Paulo (2004-2006), fundador da  agência Fator F Inteligência em Comunicação e em 2013 lançou a iniciativa Paz na Mídia.

Fernanda Poli Garcia, Universidade São Judas

Especialista em Jornalismo Político pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Jornalista pela
Universidade São Judas. Atuou em radiojornalismo e como produtora em campanhas eleitorais. Atualmente, é coordenadora de conteúdo para redes sociais na Fator F Comunicação

Twanny Emmanuelly Gomes de Oliveira, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Economia Aplicada (ESALQ/USP), com mestrado em Economia e Desenvolvimento (UFSM) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Gustavo Facundo Nino, Universidade Federal de Minas Gerais

Orgulhosamente venezuelano. Cientista político. Mestre em Demografia pelo CEDEPLAR, Universidade Federal de Minas Gerais. Mais de 10 anos de experiência profissional. Áreas de Atuação: Pesquisa aplicada, Gestão e análise de dados, Construção de indicadores, Desenho, Monitoramento e avaliação de Políticas Públicas.

 

Referências

ALIA-KLEIN, Nelly; WANG, Gene-Jack; PRESTON-CAMPBELL, Rebecca; MOELLER, Scott; PARVAZ, Muhammad; ZHU, Wei; JAYNE, Millard; WONG, Chris; TOMASI, Dardo; GOLDSTEIN, Rita; FOWLER, Joanna; VOLKOW, Nora. Reactions to media violence: It’s in the brain of the beholder. PLoS ONE, v. 9, n. 9, 2014.

BUSHMAN, Brad. Violent media and hostile appraisals: a meta-analytic review. Aggressive Behavior, vol. 42, n. 6, p. 605-613, 2016.

CHRISTAKIS, Dimitri; GARRISON, Michelle; HERRENKOHL, Todd; HAGGERTY, Kevin; RIVARA, Frederick; ZHOU, Chuan; LIEKWEG, Kimberly. Modifying media content for preschool children: a randomized controlled trial. Pediatrics, v. 131, n. 3, p. 431-438, 2013.

COKER, Tumaini; ELLIOTT, Marc; SCHWEBEL, David; WINDLE, Michael; TOOMEY, Sara; TORTOLERO, Susan; HERTZ, Marci; PESKIN, Melissa; SCHUSTER, Mark. Media violence exposure and physical aggression in fifth-grade children. Academic Pediatrics, v. 15, n. 1, p. 82-88, 2015.

CONTRERAS, Lourdes; CANO, María del Carmen. Violencia filio-parental: el papel de la exposición a la violencia y su relación con el procesamiento sociocognitivo. The European Journal of Psychology Applied to Legal Context, v. 8, n. 2, p. 43-50, 2016.

EISNER, Manuel; AVERDIJK, Margit; KAISER, Daniela; MURRAY, Aja; NIVETTE, Amy; SHANAHAN, Lilly; VAN GELDER, Jean-Louis; RIBEAUD, Denis. The association of polyvictimization with violent ideations in late adolescence and early adulthood: a longitudinal study. Aggressive Behavior, v. 47, n. 4, p. 472-482, 2021.

FITZPATRICK, Caroline; BARNETT, Tracie; PAGANI, Linda. Early exposure to media violence and later child adjustment. Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics, v. 33, n. 4, p. 291-297, maio 2012.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019.

GARRISON, M.; LIEKWEG, K.; CHRISTAKIS, DA Uso da mídia e sono infantil: o impacto do conteúdo, do momento e do ambiente. Pediatrics, v. 128, n. 1, pág. 29–35, 2011.

GARRISON, Michelle; CHRISTAKIS, Dimitri. The impact of a healthy media use intervention on sleep in preschool children. Pediatrics, v. 130, n. 3, p. 492-499, 2012.

GENTILE, Douglas; BERCH, Olivia; CHOO, Hyekyung; KHOO, Angeline; WALSH, David. Bedroom media: one risk factor for development. Developmental Psychology, v. 53, n. 12, p. 2340-2355, 2017.

GENTILE, Douglas; REIMER, Rachel; NATHANSON, Amy; WALSH, David; EISENMANN, Joey. Protective effects of parental monitoring of children’s media use a prospective study. JAMA Pediatrics, v. 168, n. 5, p. 479-484, 2014.

GVIRSMAN, Shira Dvir; HUESMANN, L. Rowell; DUBOW, Eric; LANDAU, Simha; SHIKAKI, Khalil; BOXER, Paul. The effects of mediated exposure to ethnic-political violence on middle east youth’s subsequent post-traumatic stress symptoms and aggressive behavior. Communication Research, v. 41, n. 7, p. 961-990, 2014.

HENNEFIELD, Laura; WHALEN, Diana; WOOD, Grace; CHAVARRIA, Mary; LUBY, Joan. Changing conceptions of death as a function of depression status, suicidal ideation, and media exposure in early childhood. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, v. 58, n. 3, p. 339-349, 2019.

HONG, Jun Sung; KRAL, Michael; ESPELAGE, Dorothy; ALLEN-MEARES, Paula. The social ecology of adolescent-initiated parent abuse: a review of the literature. Child Psychiatry and Human Development, v. 43, n. 3, p. 431-454, 2012.

HUMMER, Tom; KRONENBERGER, William; WANG, Yang; ANDERSON, Caitlin; MATHEWS, Vincent. Association of television violence exposure with executive functioning and white matter volume in young adult males. Brain and Cognition, v. 88, p. 26-34, 2014.

JANSSEN, Ian; BOYCE, William; PICKETT, William. Screen time and physical violence in 10 to 16-year-old Canadian youth. International Journal of Public Health, v. 57, p. 325-331, 2012.

JUNG, Sun Jae; WINNING, Ashley; ROBERTS, Andrea; NISHIMI, Kristen; CHEN, Qixuan; GILSANZ, Paola; SUMNER, Jennifer; FERNANDEZ, Cristina; RIMM, Eric; KUBZANSKY, Laura; KOENEN, Karestan. Posttraumatic stress disorder symptoms and television viewing patterns in the Nurses’ Health Study II: a longitudinal analysis. PloS One, v. 14, n. 3, 2019.

KAYA, Fadime; BILGIN, Hulya; SINGER, Mark. Contributing factors to aggressive behaviors in high school students in Turkey. The Journal of School Nursing, v. 28, n. 1, p. 56-69, 2012.

KELISHADI, Roya; QORBANI, Mostafa; MOTLAGH, Mohammad Esmaeil; HESHMAT, Ramin; ARDALAN, Gelayol; JARI, Mohsen. Relationship between leisure time screen activity and aggressive and violent behaviour in Iranian children and adolescents: the CASPIAN-IV Study. Paediatrics and International Child Health, v. 35, n. 4, p. 305-311, 2015.

KHURANA, Atika; BLEAKLEY, Amy; ELLITHORPE, Morgan; HENNESSY, Michael; JAMIESON, Patrick; WEITZ, Ilana. Sensation seeking and impulsivity can increase exposure to risky media and moderate its effects on adolescent risk behaviors. Prevention Science, v. 20, n. 5, p. 776-787, 2019.

KOUSHA, Maryam; TEHRANI, Shervin Mehdizadeh. Normative life events and PTSD in children: how easy stress can affect children's brain. Acta Medica Iranica, v. 51, n. 1, p. 47-51. 2013.

LULL, Robert; ÇETIN, Yakup; BUSHMAN, Brad. Violent and sexual media impair second-language memory during encoding and retrieval. Journal of Experimental Social Psychology, v. 56, p. 172-178, 2015.

MADAN, Anjana; MRUG, Sylvie; WRIGHT, Rex. The effects of media violence on anxiety in late adolescence. Journal of Youth and Adolescence, v. 43, p. 116-126, 2014.

MARTIN-HERZ, Susanne; HAGGERTY, Kevin; NEILANDS, Torsten; STERLING, Mona; CHRISTAKIS, Dimitri. Factors associated with trajectories of externalizing behavior in preschoolers. Academic Pediatrics, v. 22, n. 7, p. 1212-1220, 2022.

MAZUREK, Micah; ENGELHARDT, Christopher; HILGARD, Joseph; SOHL, Kristin. Bedtime electronic media use and sleep in children with autism spectrum disorder. Journal of Developmental and Behavioral Pediatrics, v. 37, n. 7, p. 525-531, 2016.

ORUE, Izaskun; CALVETE, Esther. La justificación de la violencia como mediador de la relación entre la exposición a la violencia y la conducta agresiva en infancia. Psicothema, Oviedo, v. 24, n. 1, p. 42-47, 2012.

PIONTAK, Joy Rayanne; RUSSELL, Michael; DANESE, Andrea; COPELAND, William; HOYLE, Rick; ODGERS, Candice. Violence exposure and adolescents’ same-day obesogenic behaviors: new findings and a replication. Social Science & Medicine, v. 189, p. 145-151, 2017.

ROSTAD, Whitney; BASILE, Kathleen; CLAYTON, Heather. Association among television and computer/video game use, victimization, and suicide risk among U.S. High School students. Journal of Interpersonal Violence, v. 36, n. 5-6, p. 2282-2305, 2021.

RYDELL, Ann-Margret. Violent media exposure, aggression and CU traits in adolescence: testing the selection and socialization hypotheses. Journal of Adolescence, v. 52, n. 1, p. 95-102, 2016.

SCHMIDT, Carissa; ZIMMERMAN, Marc; STODDARD, Sarah. A longitudinal analysis of the indirect effect of violence exposure on future orientation through perceived stress and the buffering effect of family participation. American Journal of Community Psychology, v. 62, n. 1-2, p. 62-74, 2018.

STOCKDALE, Laura; MORRISON, Robert; KMIECIK, Matthew; GARBARINO, James; SILTON, Rebecca. Emotionally anesthetized: media violence induces neural changes during emotional face processing. Social Cognitive and Affective Neuroscience, v. 10, n. 10, p. 1373-1382, 2015.

SWING, Edward; ANDERSON, Craig. The role of attention problems and impulsiveness in media violence effects on aggression. Aggressive Behavior, v. 40, n. 3, p. 197-203, 2014.

TARABAH, Asma; BADR, Lina Kurdahi; USTA, Jinan; DOYLE, John. Exposure to violence and children’s desensitization attitudes in Lebanon. Journal of Interpersonal Violence, v. 31, n. 18, p. 3017-3038, 2016.

YBARRA, Michele; MITCHELL, Kimberly; OPPENHEIM, Jay Koby. Violent media in childhood and seriously violent behavior in adolescence and young adulthood. Journal of Adolescent Health, v. 71, n. 3, p. 285-292, 2022.

Downloads

Publicado

01-08-2024

Como Citar

KAHN, Tulio; FERREIRA, Roger; POLI GARCIA, Fernanda; EMMANUELLY GOMES DE OLIVEIRA, Twanny; FACUNDO NINO, Gustavo. Efeitos da Exposição à Mídia Violenta: Uma Revisão Sistemática da Literatura (2012-2022). Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 194–213, 2024. DOI: 10.31060/rbsp.2024.v18.n2.1879. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/1879. Acesso em: 17 ago. 2024.