Vitimização dos policiais militares e civis no Brasil

Autores

  • Marcelo Ottoni Durante Universidade Federal de Viçosa
  • Almir Oliveira Junior Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2013.v7.n1.208

Palavras-chave:

Vitimização, Policiais, Violência, Criminalidade

Resumo

O artigo apresenta uma análise da vitimização dos profissionais de segurança pública no Brasil, especialmente os poli-ciais militares e civis, focando 10 categorias distintas de vitimização: baleados, vítimas de violência física, ameaçados, vítimas de acidentes de trânsito em serviço, discriminados de forma geral e discriminados por serem policiais, humilha-dos por colegas de trabalho, vítimas de desrespeito aos seus direitos trabalhistas, vítimas de assédio sexual por superior hierárquico e vítimas de acusação injusta de prática de ato ilícito. Além de identificar a prevalência das situações de vitimização, vamos buscar também identificar os principais fatores relacionados à vitimização dentro de uma perspectiva social. O artigo utilizou os dados coletados pela pesquisa “O que Pensam os Profissionais de Segurança Pública no Brasil”, realizada em 2009, por meio da Rede de Educação à Distância, administrada pela Secretaria Nacional de Segurança Pú-blica, que coletou respostas de policiais civis e militares de todo o Brasil. Esperamos com este artigo trazer subsídios para as ações realizadas no âmbito do SUSP no sentido da valorização dos profissionais de segurança pública, lhes fornecendo condições mais seguras de trabalho e um ambiente de trabalho onde se tenha mais certeza sobre a relação entre aquilo que se executa e os possíveis resultados a serem alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Ottoni Durante, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Sociologia pela Univer-sidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Viçosa.

Almir Oliveira Junior, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Mestre em Sociologia e doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Foi bolsista da Capes na University of Texas at Austin em 2002 e pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG e professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é técnico em Planejamen-to e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea, onde trabalha principalmente com a temática da segurança pública.

Referências

BRASIL. Ministério da Justiça. Consulta Nacional aos Profissionais de Segurança Pública. Brasília, 2008.

BRASIL. Ministério da Justiça. Plano Nacional de Segurança Pública. Brasília, 2003.

COHEN, L.; FELSON, M. Social change and crime rate trends: a routine approach. American Sociological Review, n. 46, v.5, p.505-524, 1979.

DURANTE, M. O. Fatores determinantes da posição assumida pelos profissionais de segurança pública diante da transição dos modelos de policiamento. In: SANTOS, J. V. T. dos; TEIXEIRA, A. N. (Orgs.). Conflitos sociais e perspectivas da paz. 1 ed. Porto Alegre: Tomo Editorial Ltda., 2012.

HINDELANG, M., GOTTFREDSON, M., GAROFALO, J. Victims of personal crime. Cambridge: Ballinger, 1978

IPEA. Sistema de Indicadores de Percepção Social – SIPS, 2010, 2012.

MINAYO, M. C. Estudo comparativo sobre riscos profissionais, segurança e saúde ocupacional dos policiais civis e militares do Rio de Janeiro. Relatório final de pesquisa – Concurso Nacional de Pesquisas Aplicadas em Segurança Pública e Justiça Criminal, Ministério da Justiça, 2006.

ROCK, P.; DOWES, D. Understanding deviance. Oxford UK, 2007.

SOARES, L. E.; ROLIM, M.; RAMOS, S. O que pensam os profissionais da segurança pública, no Brasil – Consulta aos profissionais de segurança pública. Brasília: Ministério da Justiça, 2009.

VOLD, G.; BERNARD, T.; SNIPES, J. Theoretical criminology. New York: Oxford University Press, 2002.

Downloads

Publicado

28-02-2013

Como Citar

OTTONI DURANTE, Marcelo; OLIVEIRA JUNIOR, Almir. Vitimização dos policiais militares e civis no Brasil. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 132–150, 2013. DOI: 10.31060/rbsp.2013.v7.n1.208. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/208. Acesso em: 19 abr. 2024.