Vitimização dos policiais militares e civis no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2013.v7.n1.208Keywords:
Vitimização, Policiais, Violência, CriminalidadeAbstract
O artigo apresenta uma análise da vitimização dos profissionais de segurança pública no Brasil, especialmente os poli-ciais militares e civis, focando 10 categorias distintas de vitimização: baleados, vítimas de violência física, ameaçados, vítimas de acidentes de trânsito em serviço, discriminados de forma geral e discriminados por serem policiais, humilha-dos por colegas de trabalho, vítimas de desrespeito aos seus direitos trabalhistas, vítimas de assédio sexual por superior hierárquico e vítimas de acusação injusta de prática de ato ilícito. Além de identificar a prevalência das situações de vitimização, vamos buscar também identificar os principais fatores relacionados à vitimização dentro de uma perspectiva social. O artigo utilizou os dados coletados pela pesquisa “O que Pensam os Profissionais de Segurança Pública no Brasil”, realizada em 2009, por meio da Rede de Educação à Distância, administrada pela Secretaria Nacional de Segurança Pú-blica, que coletou respostas de policiais civis e militares de todo o Brasil. Esperamos com este artigo trazer subsídios para as ações realizadas no âmbito do SUSP no sentido da valorização dos profissionais de segurança pública, lhes fornecendo condições mais seguras de trabalho e um ambiente de trabalho onde se tenha mais certeza sobre a relação entre aquilo que se executa e os possíveis resultados a serem alcançados.Downloads
References
BRASIL. Ministério da Justiça. Consulta Nacional aos Profissionais de Segurança Pública. Brasília, 2008.
BRASIL. Ministério da Justiça. Plano Nacional de Segurança Pública. Brasília, 2003.
COHEN, L.; FELSON, M. Social change and crime rate trends: a routine approach. American Sociological Review, n. 46, v.5, p.505-524, 1979.
DURANTE, M. O. Fatores determinantes da posição assumida pelos profissionais de segurança pública diante da transição dos modelos de policiamento. In: SANTOS, J. V. T. dos; TEIXEIRA, A. N. (Orgs.). Conflitos sociais e perspectivas da paz. 1 ed. Porto Alegre: Tomo Editorial Ltda., 2012.
HINDELANG, M., GOTTFREDSON, M., GAROFALO, J. Victims of personal crime. Cambridge: Ballinger, 1978
IPEA. Sistema de Indicadores de Percepção Social – SIPS, 2010, 2012.
MINAYO, M. C. Estudo comparativo sobre riscos profissionais, segurança e saúde ocupacional dos policiais civis e militares do Rio de Janeiro. Relatório final de pesquisa – Concurso Nacional de Pesquisas Aplicadas em Segurança Pública e Justiça Criminal, Ministério da Justiça, 2006.
ROCK, P.; DOWES, D. Understanding deviance. Oxford UK, 2007.
SOARES, L. E.; ROLIM, M.; RAMOS, S. O que pensam os profissionais da segurança pública, no Brasil – Consulta aos profissionais de segurança pública. Brasília: Ministério da Justiça, 2009.
VOLD, G.; BERNARD, T.; SNIPES, J. Theoretical criminology. New York: Oxford University Press, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Revista Brasileira de Segurança Pública
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licensing
The Brazilian Journal of Public Security uses the Creative Commons License as a form of licensing for its published works. The license used follows the CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International model.
To see the permitted rights please go to the full licence or to our Copyright and Licensing page.