Tendências e desafios na formação profissional do policial no Brasil

Autores

  • Paula Poncioni

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2007.v1.n1.3

Palavras-chave:

Polícia, Formação Profissional, Democracia, Rio de Janeiro, Brasil

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do estudo sobre as tendências e os desafios da formação profissional do policialpara a qualificação do trabalho policial na sociedade brasileira contemporânea. O estudo baseia-se em pesquisabibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica consistiu no exame da literatura especializada, nacional einternacional, sobre o papel, as funções e o lugar dessa atividade no Estado e na sociedade, em diferentes contextosnacionais, enfocando particularmente as práticas policiais cotidianas. A pesquisa de campo foi realizada nas academiasda Polícia Civil e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, no período de 1999 a 2005.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Poncioni

Paula Ferreira Poncioni, doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo, é professora do Departamento de PolíticaSocial e Serviço Social Aplicado da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autora da tese dedoutorado “Tornar-se policial: a construção da identidade profissional do policial no estado do Rio de Janeiro” (2004).

Referências

ADORNO, Sergio. (1995), “Criminal violence in modern Brazilian society”, in: L. SHELLEY; J. VI

BEATO, Claudio. Reinventando a polícia: a implementação de um programa de policiamento comunitário

GH (Eds), Social changes, crime and the police, Switzerland: Harwood Academic Publishers, p. 109-118.

CERQUEIRA, Daniel; LOBÃO, Waldir; CARVALHO, Alexandre X. de. (2005), “O jogo dos sete mitos e a miséria da segurança pública no Brasil”. Texto para Discussão, Rio de Janeiro, IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, n. 1144: 1-30.

FIELDING, Nigel. (1996), Enforcement, service and community models of policing. In: SAULSBURY, Wilson, MOTT, Joy; NEWBURN, Tim (the collection), Themes in Contemporary Policing, Great Britain: Latimer Trend & Co Ltd, Plymouth, 1996, p. 42-59.

FISCHER, Rosa Maria. (2006), “Metodologia de Monitoramento e Avaliação dos Cursos de Formação dos Operadores da Segurança Pública”. Relatório final Concursos Nacionais de Pesquisas Aplicadas em Justiça Criminal e Segurança Pública, p. 1-36.

FUKS, Mario. (2000), “Definição de agenda, debate público e problemas sociais: uma perspectiva argumen-tativa da dinâmica do conflito social”.

BIB, Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, Rio de Janeiro, n. 49: 79-84.

LÉVY, René. (1997), “A crise do sistema policial francês hoje. Da inserção local aos riscos europeus”. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP. Departamento de Sociologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais, Universidade de São Paulo, v. 9, n. 1: 53-77.

MESQUITA NETO, Paulo. (1998), “Policiamento comunitário e controle civil da polícia no Brasil: a experiência de São Paulo”. In: Seminário Internacional A Polícia e o Controle Civil em Sociedades Democráticas — realizado pelo Núcleo de Estudos sobre Violência da Universidade de São Paulo e pelo Human Rights Research and Education of Centre of University of Ottawa, São Paulo, Universidade de São Paulo.

MUNIZ et al..(1997), “Resistências e dificuldades de um programa de policiamento comunitário”. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP. Departamento de Sociologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais, Universidade de São Paulo, v. 9, n. 1, p. 197-213

PONCIONI, Paula.(2004), Tornar-se policial: A Construção da Identidade Profissional do Policial no Estado do Rio de Janeiro. Tese de Doutorado, Departamento de Sociologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, mimeo.

SAPORI, Luiz Flavio. (2002), “O treinamento como ferramenta de reforma policial na sociedade brasileira: perspectivas e limitações”, in Seminário Interpretações da Violência Urbana no Brasil, Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, mimeo.

ZAVERUCHA, Jorge; BARROS, Maria do Rosário N. (Orgs). (2002), Políticas de Segurança Pública: dimensão da formação e impactos sociais, Recife: Fundação João Nabuco, Escola de Governo e Políticas Públicas, Editora Massangana.

Downloads

Publicado

01-01-2007

Como Citar

PONCIONI, Paula. Tendências e desafios na formação profissional do policial no Brasil. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 22–31, 2007. DOI: 10.31060/rbsp.2007.v1.n1.3. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/3. Acesso em: 28 mar. 2024.