Direitos Humanos: diálogo entre policiais e comunidade no contexto de pacificação no Rio de Janeiro

Autores

  • Anelise Fróes da Silva
  • Andrea Sepúlveda

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2014.v8.n1.363

Palavras-chave:

Segurança pública, políticas públicas, direitos humanos, UPP, favelas, pacificação.

Resumo

A partir da experiência de Gestão Social do Programa Territórios da Paz da SEASDH/RJ, no conjunto de favelas do Borel no Rio de Janeiro, elaborou-se um diagnóstico que permitiu elencar as principais dificuldades para moradores e policiais da UPP em seu cotidiano. Pode-se perceber que parte dos conflitos relatados é baseada em desconhecimento de direitos e deveres e na falta de diálogo efetivo entre os dois lados. Propõe-se que a experiência de uma formação compartilhada em Direitos Humanos, capaz de integrar policiais da UPP e moradores das favelas do Borel pode, se exitosa, ser replicada para as demais áreas pacificadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelise Fróes da Silva

Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina e bacharel em Ciências Sociais (ênfase em Antropologia Social) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É coordenadora de área para o Eixo Norte-Centro do Programa de Gestão Social em Territórios Pacificados - Territórios da Paz, da Superintendência de Territórios (SSDPDH) da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro (SEASDH RJ).

Andrea Sepúlveda

Defensora Pública no Estado do Rio de Janeiro desde 2003 e atualmente Subsecretária de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos e Territórios no Estado do Rio de Janeiro. É mestre em direitos humanos pela Escola de Políticas Públicas da University College London (Universidade de Londres, Reino Unido) e doutoranda em direitos humanos na Universidade de Essex, também no Reino Unido.

Referências

MISSE, Daniel Ganem; CARVALHO, Rodrigo. Policiamento comunitário no Rio de Janeiro. In: CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 16, 2007. Anais...CONPEDI, v. 2, n. 1, p. 6670-6681.

NUSSBAUM, Martha. Not for Profit:Why democracy needs the humanities.Princeton (NJ): Princeton University Press, 2010.

ONU. Código de Conduta para os Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei. Resolução 34/169, de 17 de dezembro de 1979.

RIO DE JANEIRO. Decreto estadual nº. 42.787, de 6 de janeiro de 2011, Dispõe sobre a implantação, estrutura, atuação e funcionamento das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) no Estado do Rio de Janeiro e dá outras providências

Downloads

Publicado

22-11-2021

Como Citar

DA SILVA, Anelise Fróes; SEPÚLVEDA, Andrea. Direitos Humanos: diálogo entre policiais e comunidade no contexto de pacificação no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 170–182, 2021. DOI: 10.31060/rbsp.2014.v8.n1.363. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/363. Acesso em: 16 abr. 2024.