Direitos Humanos: diálogo entre policiais e comunidade no contexto de pacificação no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2014.v8.n1.363Keywords:
Segurança pública, políticas públicas, direitos humanos, UPP, favelas, pacificação.Abstract
A partir da experiência de Gestão Social do Programa Territórios da Paz da SEASDH/RJ, no conjunto de favelas do Borel no Rio de Janeiro, elaborou-se um diagnóstico que permitiu elencar as principais dificuldades para moradores e policiais da UPP em seu cotidiano. Pode-se perceber que parte dos conflitos relatados é baseada em desconhecimento de direitos e deveres e na falta de diálogo efetivo entre os dois lados. Propõe-se que a experiência de uma formação compartilhada em Direitos Humanos, capaz de integrar policiais da UPP e moradores das favelas do Borel pode, se exitosa, ser replicada para as demais áreas pacificadas.
Downloads
References
MISSE, Daniel Ganem; CARVALHO, Rodrigo. Policiamento comunitário no Rio de Janeiro. In: CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 16, 2007. Anais...CONPEDI, v. 2, n. 1, p. 6670-6681.
NUSSBAUM, Martha. Not for Profit:Why democracy needs the humanities.Princeton (NJ): Princeton University Press, 2010.
ONU. Código de Conduta para os Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei. Resolução 34/169, de 17 de dezembro de 1979.
RIO DE JANEIRO. Decreto estadual nº. 42.787, de 6 de janeiro de 2011, Dispõe sobre a implantação, estrutura, atuação e funcionamento das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) no Estado do Rio de Janeiro e dá outras providências
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Segurança Pública
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licensing
The Brazilian Journal of Public Security uses the Creative Commons License as a form of licensing for its published works. The license used follows the CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International model.
To see the permitted rights please go to the full licence or to our Copyright and Licensing page.