A formação em Direitos Humanos a partir de um olhar sobre o corpo docente da academia da polícia civil de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2022.v16.n1.1523

Palavras-chave:

Polícia Civil de São Paulo, Academia de Polícia, Formação em Direitos Humanos, Corpo Docente, Capacitação de Professores

Resumo

O programa da disciplina “Direitos Humanos: Polícia Civil e a Diversidade”, ministrada nos cursos de formação da Academia da Polícia Civil de São Paulo, passou por uma série de alterações ao longo dos anos, especialmente centradas na introdução de temas como gênero, raça, diversidade sexual e deficiência. A partir dessas reformulações, o presente artigo busca analisar se o corpo docente responsável pela disciplina recebeu formação inicial ou continuada para lidar com as novas demandas de ensino. Para tanto, buscou-se identificar os processos de seleção dos professores, bem como se houve programas de qualificação docente desenvolvidos pela unidade. O percurso metodológico baseou-se na pesquisa bibliográfica, com atenção para a literatura sobre formação policial e capacitação do corpo docente; documental, realizada no Diário Oficial do Estado e na legislação sobre a Academia de Polícia, especialmente a respeito da seleção e capacitação dos professores; e na observação participante. Constatou-se o pouco espaço que esse campo ocupa nas discussões sobre formação policial na literatura especializada e na própria Academia de Polícia, sendo poucas as iniciativas de qualificação de seus docentes, o que pode dificultar a efetiva concretização da proposta pedagógica apresentada nos novos conteúdos programáticos sobre direitos humanos.

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Biografia do Autor

Juliana Rosa Gonçalves Mota, Polícia Civil do Estado de São Paulo

Pesquisadora e professora. Mestra em Estudos Avançados em Direitos Humanos pela Universidad Carlos III de Madrid. Licenciada em Educação e graduada em Letras Português-Espanhol pela Universidade de São Paulo. Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Delegada de Polícia da Polícia Civil de São Paulo entre 2007 a 2020.

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Publicado

25-02-2022

Como Citar

GONÇALVES MOTA, Juliana Rosa. A formação em Direitos Humanos a partir de um olhar sobre o corpo docente da academia da polícia civil de São Paulo. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 108–127, 2022. DOI: 10.31060/rbsp.2022.v16.n1.1523. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/rbsp/article/view/1523. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A formação dos profissionais de segurança pública