Desafios da governança do sistema policial no Brasil: o caso da política de integração das polícias em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2013.v7.n1.207Palavras-chave:
Minas Gerais, Governança, Integração.Resumo
O artigo tem como proposta analisar os resultados alcançados pela política de integração das polícias executada pelo governo de Minas Gerais no período de 2003 a 2010. A partir de ampla análise documental e da realização de entrevistas qualitativas e de um survey, procurou-se averiguar o grau de institucionalização obtido pela referida política pública. A principal conclusão do estudo é a de que a despeito da elevada sofisticação da estrutura de governança implantada nos setores de informação, ensino, correição, áreas de atuação e planejamento operacional, com ampla legitimidade perante os policiais civis e militares, o antagonismo corporativo entre as policias permaneceu.Downloads
Referências
ANDRADE, S.; S. C. Polícia bipartida: uma reflexão sobre o sistema policial mineiro. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Fundação João Pinheiro/Escola de Governo, Belo Horizonte, 2006.
BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1977.
RHODES, R. A. W. Understanding governance – policy networks, governance, reflexity and accountability. Maidenhead Open University Press, 1997.
SAPORI, L. F. Segurança pública no Brasil: desafios e perspectivas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2007.
SAPORI, L. F.; ANDRADE, S. C. P. Integração policial em Minas Gerais: desafios da governança da política de segurança pública. Civitas, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 428-453, set. dez. 2008.
TOLBERT, P.; ZUCKER, L. G. A institucionalização da teoria institucional. Handbook de estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 1998.
Zilli, F. Avanços e limites do processo de integração dos órgãos de defesa social em Minas Gerais: uma avaliação da metodologia IGESP. CRISP/UFMG, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Revista Brasileira de Segurança Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.