Desafios da governança do sistema policial no Brasil: o caso da política de integração das polícias em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2013.v7.n1.207Palabras clave:
Minas Gerais, Governança, Integração.Resumen
O artigo tem como proposta analisar os resultados alcançados pela política de integração das polícias executada pelo governo de Minas Gerais no período de 2003 a 2010. A partir de ampla análise documental e da realização de entrevistas qualitativas e de um survey, procurou-se averiguar o grau de institucionalização obtido pela referida política pública. A principal conclusão do estudo é a de que a despeito da elevada sofisticação da estrutura de governança implantada nos setores de informação, ensino, correição, áreas de atuação e planejamento operacional, com ampla legitimidade perante os policiais civis e militares, o antagonismo corporativo entre as policias permaneceu.Descargas
Citas
ANDRADE, S.; S. C. Polícia bipartida: uma reflexão sobre o sistema policial mineiro. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Fundação João Pinheiro/Escola de Governo, Belo Horizonte, 2006.
BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1977.
RHODES, R. A. W. Understanding governance – policy networks, governance, reflexity and accountability. Maidenhead Open University Press, 1997.
SAPORI, L. F. Segurança pública no Brasil: desafios e perspectivas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2007.
SAPORI, L. F.; ANDRADE, S. C. P. Integração policial em Minas Gerais: desafios da governança da política de segurança pública. Civitas, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 428-453, set. dez. 2008.
TOLBERT, P.; ZUCKER, L. G. A institucionalização da teoria institucional. Handbook de estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 1998.
Zilli, F. Avanços e limites do processo de integração dos órgãos de defesa social em Minas Gerais: uma avaliação da metodologia IGESP. CRISP/UFMG, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Revista Brasileira de Segurança Pública
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Licencia
La Revista Brasileña de Seguridad Pública utiliza la Licencia Creative Commons como forma de licenciamiento para sus trabajos publicados. La licencia utilizada sigue el modelo CC BY 4.0 - Atribución 4.0 Internacional.
Para ver los derechos permitidos por favor vaya a la licencia completa o a nuestra página de Derechos de Autor y Licencias.