As possibilidades de redução da violência escolar: Sistema de Registro de Situações de Violências nas Escolas de Canoas (RS)

Autores

  • Luciane Oliveira de Mira
  • Evaldo Luis Pauly 

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2015.v9.n2.509

Palavras-chave:

ROVE, Canoas, Indisciplina escolar, Violência escolar, Redução da violência escolar

Resumo

Este artigo apresenta e discute as possibilidades de redução da indisciplina e da violência escolar a partir da reflexão pedagógica sobre as informações produzidas pelo Sistema de Registro de Situações de Violências nas Escolas – ROVE, mantido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas (RS). Para tanto, analisa algumas iniciativas de redução da violência escolar de determinadas políticas educacionais implementadas por outros sistemas de ensino, relacionando-as com os dados e a sistemática do ROVE. Essa comparação analítica permitiu concluir que é possível superar a violência escolar pela articulação entre a política educacional e a política municipal de segurança pública, considerando que o sentimento de insegurança do Magistério parece ser maior e, portanto, desproporcional à violência escolar efetivamente registrada.

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Biografia do Autor

Luciane Oliveira de Mira

Bolsista da Prefeitura Municipal de Canoas no curso de pós-graduação lato sensu “Ação Educativa no Ensino Fundamental” do Centro Universitário La Salle – UNILASALLE.

Evaldo Luis Pauly 

Coordenador do programa de pós-graduação em Educação (Mestrado) do Centro Universitário La Salle – UNILASALLE. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

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Publicado

02-10-2015

Como Citar

OLIVEIRA DE MIRA, Luciane; PAULY , Evaldo Luis. As possibilidades de redução da violência escolar: Sistema de Registro de Situações de Violências nas Escolas de Canoas (RS). Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 198–216, 2015. DOI: 10.31060/rbsp.2015.v9.n2.509. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/rbsp/article/view/509. Acesso em: 26 dez. 2024.