As possibilidades de redução da violência escolar: Sistema de Registro de Situações de Violências nas Escolas de Canoas (RS)
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2015.v9.n2.509Keywords:
ROVE, Canoas, Indisciplina escolar, Violência escolar, Redução da violência escolarAbstract
Este artigo apresenta e discute as possibilidades de redução da indisciplina e da violência escolar a partir da reflexão pedagógica sobre as informações produzidas pelo Sistema de Registro de Situações de Violências nas Escolas – ROVE, mantido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas (RS). Para tanto, analisa algumas iniciativas de redução da violência escolar de determinadas políticas educacionais implementadas por outros sistemas de ensino, relacionando-as com os dados e a sistemática do ROVE. Essa comparação analítica permitiu concluir que é possível superar a violência escolar pela articulação entre a política educacional e a política municipal de segurança pública, considerando que o sentimento de insegurança do Magistério parece ser maior e, portanto, desproporcional à violência escolar efetivamente registrada.Downloads
References
ABRAMOVAY, Miriam. Violências no cotidiano das escolas. In: ABRAMOVAY, M. (Org.). Escola e violência. Brasília (Df): Unesco, 2002, p. 67-86.
ABRAMOVAY, Miriam. Enfrentando a violência nas escolas: um informe do Brasil. In: ABRAMOVAY, M. et al. (Orgs.). Violência na escola: América Latina e Caribe. Brasília (Df): Unesco, 2003, p. 87-150.
ARROYO, Miguel González. Quando a violência infanto juvenil indaga a pedagogia. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 787-807, out./ 2007.
ASSIS, Simone Gonçalves; SOUZA, Edinilsa Ramos de. Criando Caim e Abel: pensando a prevenção da infração juvenil. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 131-144, 1999.
CEED/RS. Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. Parecer nº 820/2009, que responde consulta sobre a inserção de normas de convivência nos Regimentos Escolares das escolas de educação básica integrantes do sistema estadual de ensino. Porto Alegre, 2009.
CONTE, Marcos André (Coord.). Relatório trimestral do registro online de violência escolar – Rove – janeiro a março de 2012. Canoas: Observatório de Segurança Pública de Canoas (RS), 16 abr. 2012. Documento eletrônico.
GALVÃO, Afonso; GOMES, Candido Alberto et al. Violências escolares: implicações para a gestão e o currículo. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 425-442, jul./set. 2010.
LA TAILLE, Yves de. A indisciplina e o sentimento de vergonha. In: AQUINO, Julio Groppa (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.
LA TAILLE, Yves de. A escola e os valores: a ação do professor. In: LA TAILLE, Yves de; PEDRO SILVA, Nelson; JUSTO, José Sterza. Indisciplina/disciplina: ética, moral e ação do professor. Porto Alegre: Mediação, 2005.
LA TAILLE, Yves de. Limites: três dimensões educacionais. 3.ed. São Paulo: Ática, 2001.
TAVARES DOS SANTOS, José Vicente. A violência na escola: conflitualidade social e ações civilizatórias. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 105-122, jan./jun. 2001.
SANTANA, Edna Miranda Ugolini; GOMES, Candido Alberto da Costa. Polícia e escola: aparando arestas. Contrapontos, Itajaí, v. 10, n. 2, p. 156-165, maio/ago. 2010.
SINPRO/RS. Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul. Pesquisa sobre a opinião dos professores filiados ao sindicato sobre a problemática da violência no ambiente de trabalho. SINPRO/RS: Porto Alegre, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Segurança Pública
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licensing
The Brazilian Journal of Public Security uses the Creative Commons License as a form of licensing for its published works. The license used follows the CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International model.
To see the permitted rights please go to the full licence or to our Copyright and Licensing page.