Gestão da informação e governos locais: experiências do Observatório de Segurança Pública de Canoas (RS) e novas possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2016.v10.n2.696Keywords:
Segurança pública, Gestão da informação, Pesquisa de vitimização.Abstract
O presente trabalho tem como objetivo ressaltar a relevância da gestão da informação na área da segurança, a partir de metodologias científicas, com a intenção de qualificar institucional e tecnicamente a formulação, execução e avaliação de políticas públicas. Destaca-se a atuação do Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC), no Rio Grande do Sul, como um exemplo empírico da utilização aplicada das ciências sociais para o fortalecimento da capacidade institucional do município nesse campo. Primeiramente, apresenta-se um breve resgate da história do OSPC, focando nos diagnósticos sociológicos que incidiram sobre a gestão da segurança pública em Canoas. Em um segundo momento, apresenta-se e problematiza-se um dos mais recentes estudos realizados pelo OSPC: a Segunda Pesquisa de Vitimização, realizada em janeiro de 2014, com moradores de Canoas. Ao final, chama-se a atenção para a importância do diálogo entre academia e gestão pública na área da segurança.
Downloads
References
AZEVEDO, Rodrigo Ghiringheli de. A municipalização da segurança pública: bases teóricas e experiências de implementação no RS. Relatório de pesquisa. Brasília, DF: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico, 2007.
AZEVEDO, Rodrigo Ghiringheli de. As políticas públicas no âmbito municipal: uma análise comparada das cidades de Canoas/RS e Jaboatão dos Guararapes/PE. In: FIGUEIREDO, I. S.; NEME, C.; LIMA, C. S. L. L.. Políticas públicas: análise e diagnósticos. Brasília, DF: Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Segurança Pública, 2013.
BARBOSA, Antonio Rafael et al. Reflexões sobre a municipalização da segurança a partir do diagnóstico de segurança pública do município de São Gonçalo (Rio de Janeiro). Civitas, [s.l.], v. 8, n. 3, p.386-408, 2008.
CANO, Ignacio. Políticas de segurança pública no Brasil: tentativas de modernização e democratização versus a guerra contra o crime. Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos, v. 3, n.5, pp. 136-155, 2006.
CARNEIRO, Leandro Piquet. Pesquisas de vitimização e gestão da segurança pública. São Paulo em Perspectiva, v. 21, n. 1, pp.60-75, 2007.
COSTA, Arthur Trindade; LIMA, Renato Sérgio de. Segurança Pública, in LIMA, R. S.; RATTON, J. L.; AZEVEDO, R. G., Crime, polícia e justiça no Brasil. São Paulo, Contexto, 2014.
FIORE, Maurício. Uso de drogas: substâncias, sujeitos e eventos. Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, 2013.
FREIRE, Moema Dutra. Paradigmas de segurança no Brasil: da ditadura aos nossos dias. Revista Brasileira de Segurança Pública, Ano 3, edição 5, pp. 100-114, 2009.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). CENSO DEMOGRÁFICO 2010. Características da população e dos domicílios: resultados do universo. Rio de Janeiro, IBGE, 2011.
LISKA, Allen E.; SANCHIRICO, Andrew; REED, Mark D. Fear of crime and constrained behavior specifying and estimating a reciprocal effects model. Social Forces, v. 66, n. 3, pp. 827-837, 1988.
LOECK, Jardel Fischer. A dependência química e seus cuidados: antropologia de políticas públicas e de experiências de indivíduos em situação terapêutica na cidade de Porto Alegre, RS. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.
MIRANDA, Ana Paula Mendes; PITA, Maria Victoria. Rotinas burocráticas e linguagens do Estado: políticas de registros estatísticos criminais sobre mortes violentas no Rio de Janeiro e em Buenos Aires. Revista de Sociologia e Política, v. 19, n. 40, pp. 59-81, 2011.
PAZINATO, Eduardo; DAL SANTO, Rafael; KERBER, Aline; CANAL, Heloíse, Observatório de Segurança Pública de Canoas: contribuições à gestão pública municipal de segurança. Texto apresentado no GT 32 do XV Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Curitiba de 26 a 29 de julho de 2011.
PETUCO, Dênis Roberto da Silva. Entre imagens e palavras: o discurso de uma campanha de prevenção. ao crack. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Centro de Educação. Universidade Federal da Paraíba, 2011.
POLICARPO, Frederico. O usuário e a nova lei de drogas: apontamentos preliminares para a pesquisa, in KANT DE LIMA, R., ELIBAUM, L.; PIRES, L.; Conflitos, Direitos e Moralidades em Perspectiva Comparada. Rio de Janeiro, Garamond, 2010.
RODRIGUES, Corinne Davis; OLIVEIRA, Valéria Cristina de. Medo de crime, integração social e desordem: uma análise da sensação de insegurança e do risco percebido na capital de Minas Gerais. Teoria & Sociedade, n. 20.2, julho-dezembro, pp. 156-184, 2012.
ROLIM, Marcos. Pesquisa de Vitimização na cidade de Canoas/RS. Relatório Final, 2009.
ROMANINI, Moises; ROSO, Adriane. Mídia e crack: promovendo saúde ou reforçando relações de dominação? Psicologia: Ciência e Profissão, v. 32, n. 1, pp. 82-97, 2012.
SANTOS, Mariana Chies Santos. Segurança Pública para que(m)? Uma análise da implementação do PRONASCI em duas cidades gaúchas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2013.
SERRATO, Héctor Riveros. Rumo a uma política integral de convivência e segurança cidadã na América Latina: marco conceitual de interpretação ação, in Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Curso de Convivência e Segurança Cidadã do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Textos Complementares), pp. 4-36, 2014.
SKOLNICK, Jerome Herbert; BAYLEY, David H. Policiamento comunitário. São Paulo, EDUSP, 2002.
ZILLI, Luis Felipe; MARINHO, Frederico Couto; SILVA, Braulio. “Pesquisas de vitimização”, in LIMA, R. S.; RATTON, J. L.; AZEVEDO, R. G., Crime, polícia e justiça no Brasil. São Paulo, Contexto, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Segurança Pública
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licensing
The Brazilian Journal of Public Security uses the Creative Commons License as a form of licensing for its published works. The license used follows the CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International model.
To see the permitted rights please go to the full licence or to our Copyright and Licensing page.