Prevenção e controle de homicídios: analisando experiências brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2012.v6.n1.107Palabras clave:
Homicídios, Política pública de segurança, Prevenção à criminalidade, Práticas de controle de homicídios no BrasilResumen
O presente artigo faz uma breve análise sobre o problema dos homicídios no Brasil para, em seguida, apresentar variadaspráticas implementadas em diferentes realidades e circunstâncias com o objetivo de reduzir esse tipo de crime violento.O foco principal do texto é discutir algumas características dessas experiências, com o intuito de assinalar elementoscomuns e sólidos, presentes nas ações de prevenção, redução e controle dos homicídios. A partir de uma seleção aleatóriade cases, feita através de pesquisa exploratória na imprensa nos anos de 2009/2010, o artigo discute a relevânciadas características comuns que estão presentes nos vários programas selecionados, sinalizando que algumas dessascaracterísticas devem ser consideradas pelos gestores e operadores da segurança pública que pretendem implantar açõesde enfrentamento e controle dos homicídios. A metodologia utilizada para o exame das informações coletadas denominaseanálise de conteúdo. A partir da constatação de que já existem metodologias factíveis, testadas e de comprovado êxitono controle dos homicídios no Brasil, o artigo finaliza apresentando algumas sugestões para uma política mais sistêmicaem torno da diminuição dos homicídios no Brasil.Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Justiça. Guia para a prevenção do crime e violência nos municípios.
BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Relatório Homicídios Brasil.2004.
CARVALHO, A. X. et al. Custos das mortes por causas externas no Brasil.Brasília:Ipea, 2007 (Texto para discussão, 1.268).
CUNHA, M. B da. Análise de conteúdo: uma técnica de pesquisa. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 11, n. 2, jul./dez. 1983.
BEATO FILHO, C. C.; SOUZA, R. S. R. Controle de homicídios: a experiência de Belo Horizonte. Cadernos Adenauer, Ano IV, n. 3, p. 51-75, out. 2003.
JUNQUEIRA FILHO, G. M. B.; RUIZ, I. Análise dos homicídios dolosos ocorridos na cidade de Apucarana – PR e sua relação ao uso/tráfico de drogas, com a conseqüente redução do seu índice, na perspectiva da implementação de políticas públicas, através de planos estratégicos de ação conjunta. 2010.
LIMA, R. S. Conflitos sociais e criminalidade urbana: uma análise dos homicídios cometidos no Município de São Paulo. 1. ed. São Paulo: Sicurezza, v. 1, 2002.
LEMLE, M. Textos selecionados. Portal Comunidade Segura [referências detalhadas ao longo do texto].
MOLINA, A. G. P. de; GOMES, L. F. Criminologia. 2ª ed. São Paulo: RT, 1997.
PERES, M. F. T.; VICENTIN, D.; NERY, M. B.; LIMA, R. S.; SOUZA, E. R.; CERDA, M.; CARDIA, N.; ADORNO, S. Queda dos homicídios em São Paulo, Brasil: uma análise descritiva. Revista Panamericana de Salud Pública (Impresa) / Pan American Journal of Public Health (Impresa), v. 29, p. 17-26, 2011.
SAPORI, L. F.; MEDEIROS, R. Crack, um desafio social. 1ª. ed. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, v. 1, 2010.
SILVEIRA, A. M. A prevenção de homicídios: a experiência do Programa Fica Vivo! no Morro das Pedras. Revista Educação e Realidade, v. 33, n. 2, 2008.
SOARES, G. A. D. A criminologia e a desventura do jovem dado. Segurança, Justiça e Cidadania, v. 3, p. 11-30, 2011.
SOUZA, Â. M. D. N. Revista do Programa Fica Vivo!, Secretaria de Estado de Defesa Social de MG/Instituto Elo Cidadania, edição 2011.
UNODC − United Nations Office on Drugs and Crime. Global Study on Homicide 2011 – key findings. Viena, 2011.
VELáSQUEZ, H. A.Os governos locais e a segurança cidadã.
WAISELFISZ, J. J.Mapa da violência 2010: anatomia dos homicídios no Brasil. Instituto Sangari, 2010.
WAQUIM, B. B. Prevenção situacional: teses, técnicas e reflexões. Âmbito Jurídico, n. 67, 01/08/2009.
WERTHEIN, J. Violência, juventude, economia e educação. Valor Econômico, 07/04/2010.
WORLD BANK. Department of Finance, Private Sector and Infrastructure Latin American Region. Prevenção comunitária do crime e da violência em áreas urbanas da América Latina: um guia de recursos para o município. 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileira de Segurança Pública
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Licencia
La Revista Brasileña de Seguridad Pública utiliza la Licencia Creative Commons como forma de licenciamiento para sus trabajos publicados. La licencia utilizada sigue el modelo CC BY 4.0 - Atribución 4.0 Internacional.
Para ver los derechos permitidos por favor vaya a la licencia completa o a nuestra página de Derechos de Autor y Licencias.