Prevenção e controle de homicídios: analisando experiências brasileiras

Autores/as

  • Robson Sávio Reis Souza

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2012.v6.n1.107

Palabras clave:

Homicídios, Política pública de segurança, Prevenção à criminalidade, Práticas de controle de homicídios no Brasil

Resumen

O presente artigo faz uma breve análise sobre o problema dos homicídios no Brasil para, em seguida, apresentar variadaspráticas implementadas em diferentes realidades e circunstâncias com o objetivo de reduzir esse tipo de crime violento.O foco principal do texto é discutir algumas características dessas experiências, com o intuito de assinalar elementoscomuns e sólidos, presentes nas ações de prevenção, redução e controle dos homicídios. A partir de uma seleção aleatóriade cases, feita através de pesquisa exploratória na imprensa nos anos de 2009/2010, o artigo discute a relevânciadas características comuns que estão presentes nos vários programas selecionados, sinalizando que algumas dessascaracterísticas devem ser consideradas pelos gestores e operadores da segurança pública que pretendem implantar açõesde enfrentamento e controle dos homicídios. A metodologia utilizada para o exame das informações coletadas denominaseanálise de conteúdo. A partir da constatação de que já existem metodologias factíveis, testadas e de comprovado êxitono controle dos homicídios no Brasil, o artigo finaliza apresentando algumas sugestões para uma política mais sistêmicaem torno da diminuição dos homicídios no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Robson Sávio Reis Souza

Robson Sávio Reis Souza é filósofo, especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (UFMG) e em Teoria ePrática da Comunicação Social (USF/SP), mestre em Administração Pública (FJP) e doutorando em Ciências Sociais. Pesquisadorcolaboradordo Observatório das Metrópoles (Núcleo Belo Horizonte), professor e coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos(PUC Minas) e membro da Comissão Pastoral de Direitos Humanos da Arquidiocese de Belo Horizonte e do Fórum Mineiro deDireitos Humanos

Citas

BRASIL. Ministério da Justiça. Guia para a prevenção do crime e violência nos municípios.

BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Relatório Homicídios Brasil.2004.

CARVALHO, A. X. et al. Custos das mortes por causas externas no Brasil.Brasília:Ipea, 2007 (Texto para discussão, 1.268).

CUNHA, M. B da. Análise de conteúdo: uma técnica de pesquisa. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 11, n. 2, jul./dez. 1983.

BEATO FILHO, C. C.; SOUZA, R. S. R. Controle de homicídios: a experiência de Belo Horizonte. Cadernos Adenauer, Ano IV, n. 3, p. 51-75, out. 2003.

JUNQUEIRA FILHO, G. M. B.; RUIZ, I. Análise dos homicídios dolosos ocorridos na cidade de Apucarana – PR e sua relação ao uso/tráfico de drogas, com a conseqüente redução do seu índice, na perspectiva da implementação de políticas públicas, através de planos estratégicos de ação conjunta. 2010.

LIMA, R. S. Conflitos sociais e criminalidade urbana: uma análise dos homicídios cometidos no Município de São Paulo. 1. ed. São Paulo: Sicurezza, v. 1, 2002.

LEMLE, M. Textos selecionados. Portal Comunidade Segura [referências detalhadas ao longo do texto].

MOLINA, A. G. P. de; GOMES, L. F. Criminologia. 2ª ed. São Paulo: RT, 1997.

PERES, M. F. T.; VICENTIN, D.; NERY, M. B.; LIMA, R. S.; SOUZA, E. R.; CERDA, M.; CARDIA, N.; ADORNO, S. Queda dos homicídios em São Paulo, Brasil: uma análise descritiva. Revista Panamericana de Salud Pública (Impresa) / Pan American Journal of Public Health (Impresa), v. 29, p. 17-26, 2011.

SAPORI, L. F.; MEDEIROS, R. Crack, um desafio social. 1ª. ed. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, v. 1, 2010.

SILVEIRA, A. M. A prevenção de homicídios: a experiência do Programa Fica Vivo! no Morro das Pedras. Revista Educação e Realidade, v. 33, n. 2, 2008.

SOARES, G. A. D. A criminologia e a desventura do jovem dado. Segurança, Justiça e Cidadania, v. 3, p. 11-30, 2011.

SOUZA, Â. M. D. N. Revista do Programa Fica Vivo!, Secretaria de Estado de Defesa Social de MG/Instituto Elo Cidadania, edição 2011.

UNODC − United Nations Office on Drugs and Crime. Global Study on Homicide 2011 – key findings. Viena, 2011.

VELáSQUEZ, H. A.Os governos locais e a segurança cidadã.

WAISELFISZ, J. J.Mapa da violência 2010: anatomia dos homicídios no Brasil. Instituto Sangari, 2010.

WAQUIM, B. B. Prevenção situacional: teses, técnicas e reflexões. Âmbito Jurídico, n. 67, 01/08/2009.

WERTHEIN, J. Violência, juventude, economia e educação. Valor Econômico, 07/04/2010.

WORLD BANK. Department of Finance, Private Sector and Infrastructure Latin American Region. Prevenção comunitária do crime e da violência em áreas urbanas da América Latina: um guia de recursos para o município. 2003.

Publicado

2012-03-01

Cómo citar

SÁVIO REIS SOUZA, Robson. Prevenção e controle de homicídios: analisando experiências brasileiras. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 6–26, 2012. DOI: 10.31060/rbsp.2012.v6.n1.107. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/rbsp/article/view/107. Acesso em: 17 nov. 2024.