Violência Urbana e as Políticas de Segurança Pública do Estado do Pará
Um breve comparativo das décadas de 1990 a 2018
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2020.v14.n2.1072Palabras clave:
Violência Urbana, Criminalidade, Politicas PúblicasResumen
Este artigo tem como objetivo refletir a relação entre violência urbana e criminalidade, e suas consequências para a sociedade em geral, em especial as dos Estados do Pará, que no período dos últimos anos (2011/2017), obteve um total de 48.3% de aumento em crimes violentos, e de homicídios dolosos o total de 45.3% no Estado do Pará. Além de realizar um breve estudo comparativo da implantação de politicas publicas de segurança no Estado do Pará das décadas de 1990 até o ano de 2018.
Descargas
Citas
BUORO, Andréa Bueno. Violência Urbana: dilemas e desafios. São Paulo: Atual, 1999.
BRITO D. C.; SOUZA, J. L. C. Na periferia do policiamento: direitos humanos, violência e práticas policiais. Belém: Paka-Tatu, 2013.
CALDEIRA, T. Cidade de muros: Crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Ed. 34; Edusp, 2000.
COUTO, Aiala Colares de Oliveira. A geografia do crime: das redes ilegais à “territorialização perversa” na periferia de Belém. Belém: EDUEPA, 2014.
FAJNZYLBER, P.; ARAUJO JR, A. F. Violência e criminalidade. Belo HOrizonte: UFMG/CEDEPLAR, 2001. (Texto para discussão, n. 167).
FUNDAÇÃO PROPAZ. Relatório das disposições gerais do Programa ProPaz.
IPEA . Atlás da Violência 2008.
PAIXÃO, L. A. R. O impacto da violência nos imóveis comerciais de Belo Horizonte: Uma abordagem hedônica. Economia Aplicada, v. 13, n. 1, p. 125-152, jan-mar 2009.
LIRA, Pablo Silva. Geografia do crime e arquitetura do medo: uma análise dialética da criminalidade violenta e das instâncias urbanas. 2 ed. Rio de Janeiro: Letra Capital; Observatório das Metrópoles, 2017.
MARCINEIRO, Nazareno. Polícia Comunitária. Santa Catarina: Insular, 2009.
MARRA, Maria Lúcia Martins Pedrosa. Violência e transgressão na periferia de Belém: Sociabilidade e os arranjos criminosos no espaço de ocupação Riacho Doce. Dissertação (Mestrado em Filosofia e Ciências Humanas)–Universidade Federal do Pará, Belém, 2008.
MONITOR DA VIOÊNCIA - Mortes Violentas no Brasil.
RAMOS. M.P.SCHABBACH. L.M. O estado da arte da avaiação de políticas públicas: conceituação e exemplos de avaliação no Brasil. Rev. Adm. Pública, vol.46. Rio de Janeiro, 2012.
SEGUP/PA. Indices Gerais da Violência no Estado do Pará.
SOUZA, Celina. Políticas Públicas: Questões temáticas e de pesquisa. Salvador: CRH, 2003. SOUZA, Celina. Políticas Públicas: Uma revisão da literatura. Porto Alegre, 2006.
PRONASCI. Movimento Nacional de Direitos Humanos. Texto para discursão.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Brasileira de Segurança Pública
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Licencia
La Revista Brasileña de Seguridad Pública utiliza la Licencia Creative Commons como forma de licenciamiento para sus trabajos publicados. La licencia utilizada sigue el modelo CC BY 4.0 - Atribución 4.0 Internacional.
Para ver los derechos permitidos por favor vaya a la licencia completa o a nuestra página de Derechos de Autor y Licencias.