O serviço policial, os conflitos sociais e o foco de atuação do policiamento de rádio patrulha em Cuiabá
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2012.v6.n2.147Resumen
A Polícia Militar tem atuado de maneira reativa no controle do crime, classificando as demandas não criminais comonão importantes e sem prioridade de atendimento. O objetivo do artigo é conhecer e analisar a opinião dos policiais doserviço de rua para saber o que pensam e como se comportam em relação ao atendimento de ocorrências criminais enão criminais. Conclui-se que as ações do policial de rua são características do modelo de policiamento tradicional, comestratégia reativa e foco de atuação no crime e criminoso. Já o contato, atendimento e relacionamento com a populaçãoapontam para o descaso, desinteresse e resistência do policial de rua em relação aos conflitos não criminais.Descargas
Citas
BERGAS, O. P. Material de orientação e formatação de regras básicas para trabalhos acadêmicos ABNT/APMCV. Apostila de metodologia científica do curso superior de polícia da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Várzea Grande: Academia de Polícia Militar, 2011.
BRASIL. Constituição Federal.
BITTNER, E. Aspectos do trabalho policial. Tradução de Ana Luísa Amêndola Pinheiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003 (Série Polícia e Sociedade, n. 8).
BRODEUR, J. P. (Org.). Como reconhecer um bom policiamento. Tradução de Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002 (Série Polícia e Sociedade, n. 4).
CARVALHO, M. C. M. (Org.). Construindo o saber – Metodologia cientifica: fundamentos e técnicas. 15ª ed. São Paulo: Papirus, 2003.
FURASTÉ, P. A. Normas técnicas para o trabalho científico: elaboração e formatação. Explicitação das Normas da ABNT. 14ª ed. Porto Alegre, 2007.
GREENE, J. R. (Org.). Administração do trabalho policial: questões e análises. Tradução de Ana Luisa Amêndola Pinheiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002 (Série Polícia e Sociedade, n.5).
GOLDSTEIN, H. Policiando uma sociedade livre. Tradução de Marcello Rollemberg. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003 (Série Polícia e Sociedade, n. 9).
LIMA, M. C. A engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva, 2004.
MARCINEIRO, N. Polícia comunitária: construindo segurança nas comunidades. Florianópolis: Insular, 2009.
MONJARDET, D. O que faz a Polícia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003 (Série Polícia e Sociedade, n. 10).
MOORE, M. H. Policiamento comunitário e policiamento para a solução de problemas. In: TONRY, M.; MORRIS, N. (Orgs.). Policiamento moderno. Tradução de Jacy Cardia Ghirotti. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003 (Série Polícia e Sociedade, n. 7).
PONCIONI, P. Tendências e desafios na formação profissional do policial no Brasil. Revista Brasileira de Segurança Pública, edição 1, 2007.
ROSENBAUM, D. P. A mudança no papel da Polícia:avaliando a transição para o policiamento comunitário. In: BRODEUR, J. P. (Org.). Como reconhecer um bom policiamento. Tradução de Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002 (Série Polícia e Sociedade, n. 4).
ROVER, C. de. Vítimas da criminalidade e abuso do poder. Direitos humanos e direito internacional humanitário para forças policiais e de segurança. Tradução de Silvia Backes e Ernani Pilla. Caderno 13, Genebra: Comitê Internacional da Cruz Vermelha, 1998.
SKOLNICK, J. H.; BAYLEY, D. H. Nova Polícia: inovações na Polícia de seis cidades norte-americanas. Tradução de Geraldo G. de Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001 (Série Polícia e Sociedade, n. 2).
SKOLNICK, J. H.; BAYLEY, D. H. Policiamento comunitário:questões e práticas através do mundo. Tradução de Ana Luísa A. Pinheiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002 (Série Polícia e Sociedade, n. 6).
TAVARES, M. C. Gestão estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
TONRY, M.; MORRIS, N. (Orgs.). Policiamento moderno.Tradução de Jacy Cardia Ghirotti. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.
VANAGUNAS, S. Planejamento dos serviços policiais urbanos. In: GREENE, J. R .(Org.). Administração do trabalho policial: questões e análises. Tradução de Ana Luisa Amêndola Pinheiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002 (Série Polícia e Sociedade, n. 5).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileira de Segurança Pública
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Licencia
La Revista Brasileña de Seguridad Pública utiliza la Licencia Creative Commons como forma de licenciamiento para sus trabajos publicados. La licencia utilizada sigue el modelo CC BY 4.0 - Atribución 4.0 Internacional.
Para ver los derechos permitidos por favor vaya a la licencia completa o a nuestra página de Derechos de Autor y Licencias.